Dando continuidade às oficinas de revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) da região administrativa Leste, aconteceu, neste sábado (31/08), no auditório da Faculdade Estácio do Alecrim, conclusão dessa região com maciça participação da comunidade. Como ontem, foi feita pelos técnicos da Semurb a chamada "Leitura da Cidade", onde foi apresentado a leitura técnica-preliminar com os dados específicos da zona e as informações gerais para nivelar os participantes. As oficinas seguem na próxima terça-feira (03/09), com o segmento da classe empresarial, também na Estácio, do Alecrim, das 8 às 14h.

A reunião, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), reuniu diversos representantes de entidades, comerciantes e moradores dos bairros da região e todos tiveram a oportunidade de manifestar suas impressões, ideias e contestações. Após esse momento, os participantes participaram de uma dinâmica chamada "leitura comunitária", com a formação de grupos temáticos, onde todos tiveram a oportunidade de discutir e indicar as potencialidades, os problemas e eleger cinco prioridades para a região.

Essas contribuições serão sistematizados pelos dos Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis por inserir essas contribuições na minuta de revisão. A dinâmica delas serão as mesmas em todas as regiões,sempre em dois dias as sextas e sábados, com o mesmo conteúdo, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de participar e interagir.

Os maiores problemas elencados foram sobre insegurança e abandono na orla, iluminação precária, falta de espaços para atividades sociais, falta de atividade econômica no entorno do Forte dos Reis Magos, falta de gestão nas áreas de risco, entre outros problemas. Já as potencialidades destacadas foram a inserção do turismo náutico no Rio Potengi, implantação de parques urbanos em ZPA's, melhoria nos coeficientes de aproveitamento com infraestrutura, estimular estacionamentos em áreas comerciais, criação de corredores turísticos entre outras sugestões.

"Ao contrário do muitos pensam, a Prefeitura não tem um plano diretor pronto. Esse é momento que vamos realmente refletir sobre as necessidades coletivas, com uma discussão técnica e transparente. E, assim, formular propostas que de fato transmitam esses anseios e gerir, com qualidade, o espaço urbano. Hoje, estamos nas oficinas regionais, mas também em paralelo já estão acontecendo as setoriais com vários segmentos da sociedade. E, por isso, convido a todos a participarem e serem produtivos, já que praticamente nenhuma outra legislação oferece essa oportunidade à população de construir efetivamente melhores políticas para a cidade como o Plano Diretor", ressalta o secretário da Semurb, Daniel Nicolau, que deu as boas vindas a todos os presentes.

CONFIRA A AGENDA:

03/09- Oficina Classe empresarial

Local: faculdade Estácio - Alecrim
06 e 07/09- Oficinas zona Sul

Locais: dia 06 - no Parque da Cidade

dia 07 - sede da OAB - Candelária

10/09- Oficina Entidades profissionais

Local: Faculdade Estácio - Alecrim
17/09- Reunião Instituições de ensino e pesquisa

Local: Faculdade Estácio - Alecrim
13 e 14/09 Oficinas zona Oeste
20 e 21/09 Oficinas zona Norte

Todas as oficinas começas às 8 horas.