Durante toda essa segunda-feira (02/09), a Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes promoveu a culminância do projeto “Expressando a Cultura Popular Brasileira”, realizado durante o segundo bimestre do ano em curso, envolvendo os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A programação movimentou toda a escola desde a última sexta-feira (30/08).

Nesses dois dias, aconteceram exposição de brinquedos confeccionados pelos alunos, releitura de letras de músicas, releitura de telas dos artistas Ivan Cruz e Rosangela Borges, apresentações de danças, embolada e dramatização de lendas. O projeto, que é realizado anualmente contando com a participação significativa de toda comunidade escolar, tem o objetivo de resgatar as expressões culturais do Brasil.

O gestor pedagógico, professor José Rodrigues da Silva Filho, destacou a relevância do projeto. “Percebemos que uma exposição como essa é importante na vida da comunidade escolar, seja pela questão do trabalho dos alunos, seja pela presença dos pais. Muitas dessas pessoas não têm acesso a esse tipo de trabalho que os alunos fazem aqui na escola.”

“Como coordenadora pedagógica percebo a importância de resgatar a cultura popular e apresentar aos nossos alunos e a nossa comunidade”, comentou a coordenadora pedagógica Vanuza da Costa. A professora do Nível III da Educação Infantil, Giullia Luize, explicou de que forma ela percebe a culminância do projeto. “É extremamente importante para a educação Infantil vivenciar, e experimentar, desde cedo, tudo aquilo que é de costume e cultura de um povo, desde brinquedos e brincadeiras que podem ter se perdido em algum momento, mas que a gente busca resgatar”.