A assessoria pedagógica do setor de Cultura, Eventos e Desportos da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, na manhã desta terça-feira (03/09), um Congresso Técnico para organização do XXXIII Jogos Escolares Municipais (JEMs). A reunião, que ocorreu no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), serviu para definição do cronograma das competições, estabelecendo horários e locais das modalidades desportivas.

Os jogos escolares geram uma oportunidade significativa para os alunos, através do envolvimento dos educadores, mostrando a importância da Educação Física e do esporte, aumentando o índice cognitivo dos participantes, mediante uma arbitragem pedagógica nas competições entre escolas. Os coordenadores realizaram a elaboração da tabela oficial com informações gerais do certame, como o sorteio das equipes, locais de cada competição, horários de cada partida.

Os atletas irão disputar o certame nas seguintes modalidades: Futsal, Futebol de Areia, Xadrez, Atletismo, Atletismo Paraolímpico, Basquete, Queimada, Dança e Ginastica, Badminton, Karatê, Handebol, Capoeira, Judô, Taekwondo, Vôlei de Praia, Voleibol e Bocha.

De acordo com a assessora pedagogia, Ana Arleide Oliveira, esse encontro do congresso técnico dos jogos escolares municipais é uma etapa final para todas as modalidades fazerem suas tabelas e esclarecerem regras. “Todos os professores participantes vêm para essa reunião, que é dividida em dois dias, porque são muitas modalidades. São 17 esportes e, só hoje, são nove modalidades de desportos estabelecendo as partidas.  É, ainda, um momento de tirar dúvidas, esclarecer as regras, locais, datas e tabelas’.

Marcos Antônio Gomes de Carvalho, professor de Educação Física e coordenador de Capoeira para os JEMs, disse que a função do coordenador da modalidade é planejar ao receber inscrições e executar a competição da modalidade.  “Estamos definindo local de competições, distribuição da arbitragem, acompanhamento do resultado e avaliação para estar sempre melhorando essa execução e fazendo com que o esporte escolar seja um componente na grade curricular e contribua para esse processo da missão educativa através da prática esportiva na escola pública”, concluiu.

A professora de Educação Física da E. M. Prof. Arnaldo Monteiro, Suzana Valéria de Oliveira, trabalha com projeto de Badminton há três anos, com crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e se organiza durante o 1º semestre no treinamento ao esporte. “É uma oportunidade que proporciona aprendizado para os alunos, como a convivência em grupo, a socialização e a lidar com frustrações, derrotas e vitórias. Também é um momento bastante e significativo para educar através do esporte”.

Os Jogos Escolares Municipais buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos das diversas escolas de Natal, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.