Com o slogan “Quanto Mais Prevenção Mais Proteção”, a Secretaria Municipal de Saúde lança neste sábado a Campanha de Vacinação do Idoso 2010, para pessoas acima de 60 anos. Este ano, além da vacina contra gripe comum, os idosos também vão receber a dose contra a Influenza H1N1.

Em Natal a Secretaria Municipal de Saúde abrirá a campanha às 8 horas no Centro Clínico Dr. Carlos Passos que fica situado na Praça Augusto Severo, 281, Ribeira. O lançamento contará com a participação do secretário municipal de saúde, Thiago Trindade, da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cristiana Souto, coordenadores, gerentes de Distritos Sanitários, representantes da Sesap e profissionais de saúde.

A SMS disponibilizará 73.071 doses de vacina, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários que vão contar com 158 postos de vacinação e 10 volantes, envolvendo 1508 profissionais na campanha. Segundo a chefe de Vigilância à Saúde da SMS, Cristiana Souto, apesar da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 80%, ou seja 58.456 idosos, Natal tem vacinas suficientes para imunizar 100% da população idosa.

A SMS recomenda levar o cartão de imunização para controle do esquema vacinal. E apesar da camapnha ser voltada para o idoso, também podem procurar neste período para vacinação contra a H1N1os grupos prioritários, como gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos.

Para a população de 30 a 39 anos a vacinação contra a Influenza H1N1 será de 10 a 21 de maio em todas as unidades de saúde.

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação da gripe comum começa às 8 horas e se encerra às 17 horas em todos os postos de saúde de Natal.