O ProJovem Trabalhador é um novo programa de qualificação profissional que será lançado na 1° Feira do Trabalhador pela Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e pelo titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, Alcedo Borges. A Feira será realizada segunda e terça-feira (10 e 11) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) pela empresa Águia Marketing e Eventos com o apoio da Semtas, objetivando promover um debate sobre a Política Pública de Emprego e Renda.

O Programa ProJovem Trabalhador pretende qualificar mais de 2 mil jovens nos próximos seis meses em várias áreas de trabalho. Quem quiser participar deve ficar atento ao período de inscrições. O prazo começa já na próxima segunda-feira (10) e segue até a sexta (14). Os interessados podem procurar as Casas dos Ofícios, Telecentros Comunitários, Centros Públicos e também a sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), no horário das 8h às 18h, portando a Identidade e o CPF.

Para se inscrever é preciso estar em situação de desemprego, ter idade entre 18 e 29 anos, e ser membro de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. É preciso ainda estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou ter cursado o ensino médio, e não estar ou nem ter concluído o ensino superior. “O Programa é voltado para os jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, afirma o titular da Semtas, Alcedo Borges.

O Programa está ofertando cursos de qualificação gratuitos para dois mil jovens em Natal, que terão qualificação por seis meses, bolsa - auxilio de 100 reais, vale transporte e lanche. Os cursos terão carga horária de quatro horas/dia, nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação, Beleza, Construção, Reparos, Educação, Trabalho em Madeira e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domiciliares, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

Os locais de realização dos cursos ainda serão divulgados, mas as instituições que realizarão a qualificação social e profissional do Projeto ProJovem Trabalhador– Juventude Cidadã já foram anunciadas, serão: Núcleo de Desenvolvimento Social– NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES.