Uma nova porta se abre nesse mês de maio para quem busca uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está apoiando a 1° Feira do Trabalhador que será realizada pela empresa Águia Marketing e Eventos, nos dias 10 e 11 de maio, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Na Feira será possível participar de oficinas sobre orientações para o emprego, palestras, cadastramento para emprego, bem como sorteios para bolsas de estudos. Serão mais de 300 oportunidades de empregos disponíveis para quem busca ingressar nas inúmeras áreas de atuação disponíveis. Para se candidatar a uma das vagas é necessário levar a Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Quem ainda não tem a Carteira de Trabalho, a feira também disponibilizará emissão na hora.

As inscrições para participar do Seminário serão realizadas até o dia 09 de maio (domingo) pelo e-mail seminariodotrabalhadornatal@gmail.com, onde deverão ser informados o nome, CPF, RG, Endereço, Telefones, E-mail e Empresa (se já trabalhar). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

A Semtas aproveitará a ocasião e lançará oficialmente o ProJovem Trabalhador, que visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª FEIRA DO TRABALHADOR

A Feira do Trabalhador terá início na segunda-feira (10) às 8h com o credenciamento dos participantes. Ás 9h haverá a abertura do evento com a palavra da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e do titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Semtas, Alcedo Borges. A mesa de abertura será composta pelos representantes da Prefeitura, Estado, Central dos Trabalhadores, Empresários, etc.

O primeiro tema de palestra, que se inicia às 10h, será Política Pública de Emprego e Renda no Brasil e no Município de Natal. Às 10h30 haverá um intervalo com apresentação cultural do grupo de HIP HOP do ProJovem. A segunda palestra será com o economista do DIEESE, Melquisedeque Moreira que falará sobre as Estatísticas de emprego e desemprego no Município de Natal. Haverá espaço para debate com término às 12h.

Na tarde do primeiro dia de evento, às 14h, haverá uma palestra do vereador George Câmara sobre qualificação profissional e mercado de trabalho. Depois, haverá palestra com o Coordenador Administrador da ADEFERN, José Abdor, sobre qualificação profissional e mercado de trabalho para portadores de necessidades especiais, para maiores de 40 anos e jovens de primeiro emprego. Logo após, às 16h40, palestra discutirá o mercado de trabalho para portadores de necessidades especiais, para maiores de 40 anos e jovens de primeiro emprego.

Na terça-feira, às 9h, haverá palestra sobre o papel Comissão Municipal do Trabalho - COMUT, pelo Presidente Zacarias Anselmo da Silva; e às 9h30, com o diretor financeiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, Kelmer Monteiro, sobre Administração na Carreira. O intervalo será às 10h30 e a apresentação do ProJovem às 11h.

À tarde da terça-feira será de convênios e lançamentos. Às 14h haverá a assinatura do convênio com a BIO FAIR TRADE, com a presença da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa e do Secretário da Semtas, Alcedo Borges. Haverá também, às 14h30, o encerramento da 1ª etapa do Projeto Somar, que qualificou 200 alunos; e as entregas das carteiras de trabalho para os alunos do Curso de Corte e Costura.

O grande destaque da Feira será ainda pela tarde, quando a Prefeita de Natal e secretário da Semtas lançarão o Programa ProJovem Adolescente e o Programa Trabalho da Gente: dois grandes programas de qualificação profissional da Prefeitura do Natal. O evento finaliza às 17h30 com sorteios de bolsas de estudos.



PROGRAMAÇÃO 1º SEMINÁRIO DO TRABALHO

1º Dia (10/05/2010) - Manhã

8h - Credenciamento
9h – Abertura: Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa, Secretário Semtas - Sr. Alcedo Borges Junior. / Composição da Mesa com representantes: Prefeitura; Estado; Central dos Trabalhadores; COMUT (Zacarias); Empresários; Indústria; Comércio; ABRH.
10h00 - 1ª Palestra: Palestrante: Professor Ronald Fábio de Paiva Campos FACEX - Tema: Política pública de emprego e renda no Brasil e no Município de Natal;
10h30 - Coffee break + Apresentação cultural HIP HOP (ProJovem);
11h - 2º Palestra: Palestrante: Economista Melquisedeque Moreira DIEESE. Tema: Estatística sobre emprego e desemprego no Município de Natal. Obs. Espaço para debate e término às 12h.

1º Dia (10/05/2010) - Tarde

14h30 - Abertura: (vídeo chamada);
15h00 - 1ª Palestra: Palestrante: Vereador George Câmara Tema: Qualificação profissional e mercado de trabalho;
15h30 – Coffee break;
16h - 2ª Palestra: – Palestrante: Coordenador Adm.da ADEFERN José Iodon Abdor, Tema: Qualificação profissional e mercado de trabalho para portadores de necessidades especiais, para maiores de 40 anos e jovens (1º emprego). Espaço para debate de 16h40 às 17h30.
17h30 - Avisos e encerramento das atividades do primeiro dia



2º Dia (11/05/2010) – Manhã

9h - 1ª Palestra: Zacarias – Tema: papel do COMUT
9h30 - 2ª Palestra: Palestrante: Diretor Financeiro da ABRH-RN Kelmer Monteiro, Tema: Administração da Carreira.
10h30 - Coffee break;
11h - Apresentação Cultural Projovem
11h30 - Leitura das recomendações obtidas a partir dos debates
12h - Encerramento

2º Dia (11/05/2010) – Tarde

14h - Assinatura do convenio com a BIO FAIR TRADE. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário Semtas Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
14h30 - Encerramento da 1 ª etapa do Projeto Somar – Qualificação Profissional de 220 alunos. Entrega das carteiras de trabalho para os alunos do Curso de Corte e Costura
Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário Semtas Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
15h30 - Lançamento do Programa Trabalho da Gente. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário Semtas Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
16h00 - Aula de lançamento do Projovem Trabalhador. Entrega do KIT para o aluno Projovem Trabalhador. Prefeita de Natal Sra. Micarla de Sousa / Secretário Semtas Sr. Alcedo Borges de Melo Junior.
17h30 - Sorteios de bolsas de estudo
18h00 - Encerramento