O secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal do Natal, Jean Valério, foi escolhido como um dos quatro coordenadores do Fórum Brasileiro de Secretários Municipais de Comunicação, que discutirá permanentemente políticas públicas para o setor. A Comissão de Secretários e Gestores de Comunicação foi criada durante a 57ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril, em Florianópolis (SC).

Além do titular da Secom, integram a coordenação os secretários municipais de comunicação Wilson Santos (Betim-MG), Ruth Reis (Vitória-ES) e José Roberto (Mauá-SP). A primeira tarefa do grupo é construir um espaço na internet para troca de experiência dos gestores. No encontro ainda foram definidas quatro diretrizes para o encaminhamento dos trabalhos: 1) Comunicação como direito e o Marco Regulatório; 2) Práticas de comunicação pública e governamental; 3) Comunicação 2.0; e 4) Políticas de Financiamento.

Os temas serão abordados no próximo encontro da FNP, ainda sem data marcada. A proposta é aumentar o número de prefeituras representadas e transformar a comunicação num fórum permanente dentro da instituição para poder reivindicar junto ao Governo Federal apoio para execução dos projetos.

“Nunca as secretarias tiveram esse espaço para reivindicar melhorias para o trabalho da comunicação. Finalmente a comunicação começa a ser tratada com a devida importância, sendo vista como ferramenta estratégica dentro da gestão pública”, avaliou o titular da Secom, Jean Valério.

Troca de experiências

No encontro, durante a reunião da FNP, boas experiências também foram compartilhadas, como a iniciativa da Prefeitura do Natal em investir na familiarização de todas as secretarias com o twitter e a Ouvidoria.

“A ouvidoria é um processo de comunicação com o cidadão, uma vez que qualquer reclamação do cidadão é respondida pela gestão em 48 horas”, destacou Jean Valério.