A Secretaria Municipal de Saúde está convocando toda população de Natal com idade entre 30 e 39 anos a comparecer aos postos de saúde da rede municipal para tomar a vacina contra a gripe H1N1. A vacinação para esta faixa etária vai até o dia 21 de maio.

Também estão sendo convocados os idosos acima de 60 anos. Para eles, além da vacina contra a H1N1, estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde as doses da vacina contra a gripe comum, cuja campanha de vacinação começou no último sábado.

“As gestantes que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de vacinação. Além dos responsáveis por crianças entre 6 meses e menores de 2 anos devem ficar atentos para aplicar a segunda meia dose da vacina, feita trinta dias depois de tomada a primeira”, alerta o secretário de Saúde, Thiago Trindade, que esteve sábado na abertura da campanha de vacinação para os idosos.

Além da vacinação, os mais de 1.500 profissionais da SMS envolvidos no trabalho de imunização chamam a atenção para os cuidados que a população deve manter para evitar o contágio pela gripe. Entre as medidas de prevenção estão lavar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.