Com o tema “Museu para a harmonia social”, a Semana Nacional dos Museus chega a sua 8ª edição com a proposta de intensificar uma concentração de atividades dos museus brasileiros em torno de um tema comum, garantir divulgação nacional dos espaços e de suas agendas e promover a integração das instituições museológicas, estimulando suas relações com a sociedade. Aqui em Natal, o Museu de Cultura Popular realizará, de 11 a 26 de maio, oficina de teatro, apresentação de João redondo, palestras e exibições de vídeos. Neste período, os museus brasileiros se mobilizam em torno da semana como forma também de celebrar o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 de maio.

O Museu de Cultura Popular Djalma maranhão, vinculado a Prefeitura Municipal do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, foi inaugurado em 22 de agosto de 2008 e localiza-se no prédio da antiga Rodoviária de Natal, no bairro da Ribeira. Composto de um acervo expressivo da cultura popular, o espaço apresenta em seus núcleos expográficos elementos das mais diversas expressões populares do Rio Grande do Norte. A exposição permanente é formada por elementos da religiosidade, danças, bonecos de João redondo, brinquedos, esculturas, cordéis e exibição de vídeos documentários dos fazeres e saberes do homem potiguar. Atualmente, encontra-se aberto às instituições culturais e de ensino público e privado para visitação e a realização de eventos correlatos.

Desde que foi inaugurado o local participa da Semana Nacional dos Museus elaborando uma programação diversificada e que se estende até as escolas. Este ano a programação conta com apresentação de bonecos de João redondo, palestras no museu, oficina de teatro na escola Ulisses de Góis, exibição de vídeos e agendamentos de visitas monitoradas.

A Semana Nacional de Museus, desde a sua primeira edição, em 2003, já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores.