Para comemorar o Dia Internacional de Combate à Hipertensão (13 de maio) a Secretaria Municipal de Saúde de Natal preparou para amanhã (quinta), uma vasta programação no Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso, localizado no Centro Clínico Dr. Carlos Passos, na Ribeira.

As atividades começam às 10h com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e com o grupo da Terceira Idade mostrando a Dança de Salão e o Carimbó. Participam das festividades o secretário municipal de saúde , Thiago Trindade, a chefe do departamento de Atenção Básica, Fádia Rosado, gerentes de Distritos Sanitários, diretores e profissionais de saúde.

Cerca de 150 profissionais estarão envolvidos desenvolvendo atividades de verificação de pressão arterial – PA, panfletagem, orientações sobre a hipertensão, alimentação saudável, prevenção de quedas, hidratação oral, teste de glicose, vacinação da gripe comum para os idosos e H1N1, entre outras atividades relativas à doença.

As festividades se estendem à tarde com a apresentação de teatro sobre o Estatuto do Idoso com os estagiários de enfermagem da SMS. As comemorações se encerram às 17 horas.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

- Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
- Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, é maior entre mulheres acima de 50 anos, é maior em diabéticos;

Sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Prevenção e controle:

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.