Os artesãos beneficiados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Mercado Municipal de Artesanato – ARTESANAT, estão participando continuamente de feiras e eventos nacionais e internacionais. Durante essa semana eles exibiram e venderam as peças artesanais em dois grandes eventos: Conferência Internacional Nordeste Invest e 1ª Feira do Trabalhador.

O Nordeste Invest é uma excelente oportunidade para 10 artesãos, que estão tendo a possibilidade de expor seus trabalhos para profissionais do ramo imobiliário do Brasil e, principalmente para os estrangeiros que também estão presentes no evento. Dentre as peças a venda estão a renda de bilro, crochê, macramé, pinturas em tecidos, trabalhos em MDF, cestaria em jornal, trabalhos em couro, bijuterias, marchetaria, sisal, fuxico, areia colorida, trabalhos em folha de bananeira, dentre muitas outras novidades.

O objetivo da Semtas, ao levar os profissionais aos eventos, é reafirmar o compromisso em relação ao desenvolvimento de políticas públicas de fomento ao setor artesanal. “Esses eventos são importantes não só pela comercialização, divulgação, exposição das peças artesanais, mas também na geração de emprego e renda para os artesãos da cidade. Vale ressaltar ainda que, muitos artesãos, após a feira, recebem encomendas de lojistas.”, diz Neto Leal, Coordenador do ARTESANAT.

Outro evento que contrinuiu com a geração de renda para as famílias que vivem do artesanato é a 1ª Feira do Trabalhador que reunui mais de 3 mil pessoas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). “Vendemos bastante. A procura pelas peças está grande e os artesãos estão bastante satisfeitos”, afirma Neto Leal.