A Secretaria Municipal de Saúde de Natal promove nesta sexta-feira, 14, o “Dia R” de combate aos roedores e prevenção de doenças, no Bairro Nordeste. A programação inclui diversas atividades ao longo do dia, envolvendo a comunidade, como gincanas, oficinas e exposições.

À tarde, na Escola Municipal Chico Santeiro, será realizado um desfile temático “Do Lixo ao Luxo”, com apresentação dos alunos representantes dos estabelecimentos de ensino do bairro e a presença do secretário de saúde, Thiago Trindade.

A Mobilização de Combate aos Roedores está sendo desenvolvida há uma semana pelos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses. Eles estão levando para a população informações e orientações sobre como combater ratos e prevenir doenças.

“Estamos sensibilizando a população sobre as medidas que podem contribuir com a prevenção à leptospirose e outras doenças transmitidas pelos Roedores, ressaltando também os riscos que essas doenças podem causar à saúde publica, através da realização de atividades educativas e de controle dos roedores na comunidade, visando a uma melhor qualidade de vida e promoção à saúde dos moradores do bairro Nordeste”, explica João Pedro da Silva Neto, coordenador da Semana de Mobilização.

Além dos agentes, equipes de educadores do Centro de Controle de Zoonoses também estão percorrendo escolas do Bairro Nordeste, com atividades educativas para sensibilizar os estudantes em relação à prevenção das doenças transmitidas pelos ratos.

Os profissionais da Saúde também fizeram mutirão de desratização, em parceria com o Corpo de Bombeiros que disponibilizou 40 policiais para fazer o trabalho de combate aos roedores em 3.171 imóveis.

Ainda como parte da programação do Projeto foi promovido um passeio no barco escola “Chama Maré” com alunos das escolas públicas do bairro acompanhados dos profissionais da SMS.