Nas dezessete primeiras semanas do ano de 2010 foi observada uma redução de 52,3% no número de casos de dengue clássica, em relação ao mesmo período de 2009. “Isso mostra que as ações permanente de combate e campanhas de conscientização da população orientando sobre os cuidados e prevenção vêm obtendo bom resultado”, avalia o secretário Thiago Trindade. A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os números de casos de Dengue em Natal. Os dados constam do  novo Boletim da Dengue divulgado pela SMS mostrando que a doença continua sob controle na capital potiguar.

Os profissionais da SMS, entretanto, alertam a população para que as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, Aeds aegypti, continuem e sejam até intensificadas nesse período de chuvas, evitando assim a volta do crescimento da infestação.

Cuidados para manter caixas e recipientes de acumular água fechados, evitar jogar lixo em terrenos baldios, manter garrafas e pneus velhos protegidos de chuvas e sem água acumulada, colocar areia nos vasos de plantas são alguns dos cuidados.

“Devemos ficar atentos a esses cuidados, principalmente agora quando começa o período de chuvas em Natal, pois aumentam as chances de acumular água, favorecendo o aparecimento de possíveis criadouros”, alerta Cristiano Souto, Diretora do departamento de Vigilância em Saúde da SMS.

Veja o resumo do Boletim da Dengue.