Um dia preparado especialmente para se debater e se festejar a dança será o modo com o qual a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), comemorará o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril. A programação se estende das 10h às 21h, iniciada com uma mesa redonda no Auditório da Funcarte, e seguida de apresentações de doze companhias de dança natalenses num grande palco coberto em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, no Largo Dom Bosco.

“É um dia de extrema importância para as companhias de dança de Natal, pois elas terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos ao público, além da confraternização que a data proporciona”, diz a coordenadora do Núcleo de Dança da Capitania das Artes, Anízia Marques.

Ela afirma ainda que o evento “pretende fazer um momento de reflexão sobre a dança como complemento da educação, bem como discutir o cenário da dança com foco em Natal”. Em sua quarta edição, o Dia Internacional da Dança organizado pela Funcarte traz uma novidade. “É a primeira vez que as escolas de dança se apresentam nessa data, o que possibilita a profissionalização e a divulgação dos trabalhos dos corpos de baile das escolas”, acredita Anízia.

Programação

O tributo à dança tem início às 10h no Auditório da Funcarte, com uma mesa redonda que discutirá o cenário da dança atual com foco em Natal. A mesa será composta por Karenine Porpino, professora de dança da UFRN, Sávio de Luna, coreógrafo residente da UFRN, Maurício Mota, bailarino com experiência de 15 anos em dança-teatro na Alemanha, e Rosa Costa, professora, bailarina e também com experiência de 10 anos na Alemanha.

Às 11h30min, será oferecido um coffe break aos palestrantes e ao público presente, seguido de uma intervenção coreográfica na qual bailarinos do Balé Municipal da Cidade do Natal, da Funcarte, se apresentam para os convidados.

Das 17h às 21h, o largo do Museu Djalma Maranhão se transforma num grande palco para a dança, no qual doze companhias e escolas de dança de Natal mostram seus trabalhos. Participam o Grupo de Dança da UFRN, a Roda Viva Companhia de Dança, o corpo de baile da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, o Balé Maria Cardoso, o Balé da Cidade do Natal, a Domínio Companhia de Dança, o corpo de baile (primeira turma) do contemporâneo da Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, o Grupo Gira Dança, a Companhia do Movimento, a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, a Espaço Vivo Companhia de Dança e mais uma companhia de dança a definir.