A Semana de Mobilização em Alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes tem suas atividades iniciadas neste sábado (15) em toda cidade. A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), realiza o evento entre os dias 15 e 24 de maio.

As mobilizações começam neste final de semana (15 e 16) com panfletagem nas lojas do Natal Shopping, Natal Norte Shopping, Praia Shopping, Cidade Jardim e no aeroporto Augusto Severo. Nos dias 17 e 18 de maio serão formadas comissões com membros de ONGs e instituições, que estarão nos shoppings citados com stands e banners, onde será divulgado o vídeo institucional da campanha, além de distribuição de panfletos explicativos e de conscientização.

Taxistas também participam

A Cooperativa de Proprietário de Táxi de Natal (Cooptax), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RN) e a unidade do Sest/Senat de Natal também participarão das atividades do Dia Nacional do Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No próximo domingo (16), às 7h30, o Parque das Dunas (Bosque dos Namorados) recebe uma caminhada em referência ao dia. Na programação está previsto café da manhã com a participação dos taxistas e da sociedade.

A caminhada pretende conscientizar e sensibilizar trabalhadores do setor de transporte e a sociedade para a importância do enfrentamento a esse tipo de crime, como também a comemoração dos 27 anos da Cooptax.

Seminário

No dia 17 de maio, instituições ligadas aos direitos humanos se reunirão no Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, que se realizará no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), na Av. Coronel Estevam, 3705 – Nossa Senhora de Nazaré, com abertura às 8hs se estendendo até as 17h30.

A prefeita Micarla de Sousa irá compor a mesa de abertura do evento junto ao secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, e o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges. Ainda compondo a mesa estarão: vereador Hermano Morais, autor da frente parlamentar municipal em defesa dos direitos da criança e do adolescente; Sayonara Regis, coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e Adolescente; Keilla de Albuquerque, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica/RN)) e Marcos Dionísio Caldas, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec/RN)

O Seminário será dividido em seis eixos temáticos, sendo Análise da situação, Defesa e responsabilização, Prevenção, Mobilização e articulação, Atendimento e Protagonismo Infanto-juvenil. No mesmo dia serão iniciadas atividades pedagógicas nas escolas públicas e unidades de saúde municipais e estaduais, que irão até o dia 21 de maio.

Caminhada

No dia 18 de maio organizações, famílias, crianças e adolescentes de toda a comunidade se concentrarão na Praça Cívica de Petrópolis a partir das 13h, e seguirão em carreata com trio elétrico até o Ponto Sete em Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping). No Ponto Sete também se formará uma concentração, e unidos os grupos, partirá uma caminhada até o final da rua Erivan França. No final do percurso estará montado um palco em que o público contemplará a apresentação de diversos grupos artísticos de capoeira, dança, balet, coco de roda, com participação especial da Orquestra Talento. As apresentações seguirão até as 16h30.

Finalizando as solenidades, a Câmara dos Vereadores promoverá uma audiência pública no dia 24 de maio, com início às 9h para discussão do assunto.

Confira programação

Ficha de Inscrição