Professores que atuam nas escolas da Prefeitura do Natal participaram, nesta segunda-feira (02/12), no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da 4ª Mostra de Experiências Pedagógicas de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal (Mepef).

A ação teve como proposta abrir um espaço para apresentação das experiências e práticas pedagógicas dos professores, oportunizando reflexões, trocas e diálogo com a comunidade cientifica e acadêmica. E é uma iniciativa do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Natal (Foco-EF) e do Setor de Ações e Projetos do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento de Educação Física da UFRN, Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia, e Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

Uma das palestrantes foi a professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Luciana Venâncio, que destacou a importância da troca de experiências entre os profissionais de Educação Física. “Hoje, trabalhamos com a temática do planejamento participativo como uma estratégia para nossas aulas de Educação Física no contexto escolar, para que os professores consigam mobilizar os seus próprios saberes, indo ao encontro dos interesses e temas que os alunos gostariam de aprender”. Ela também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN.

Quem também proferiu palestra durante o evento foi a professora e chefe do Setor de Ações e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Wanessa Rodrigues. Mestra em Educação Física pela UFRN, falou sobre uma ação em rede que participa como pesquisadora. “Eu apresentei sobre os impactos do Projeto Rede Multiplicadores do Esporte Educacional, que é um projeto em parceria com o Instituto Esporte Educação, que também veio contribuir com a formação continuada. Apresentei os impactos aos professores que a formação trouxe para a educação”.

A professora Flávia Uchôa apresentou trabalho com o tema, “Proposta do esporte de precisão na Educação Física Escolar” e atua na Rede Municipal de Ensino de Natal há 15 anos, lecionando atualmente na Escola Municipal Professora Laura Maia. "O trabalho que apresentei foi um conteúdo de um dos bimestres com a temática esporte, mais precisamente com esporte de precisão. A nossa escola é de pequeno porte, então realizamos as metodologias ativas, para dar mais dinamismo e participação dos alunos nas nossas aulas. Acredito que eles tendo uma participação mais significativa do conteúdo, tenha mais interesse em se envolver com o processo de aprendizagem. Então, iniciamos mostrando o que eles conheciam sobre os esportes de precisão, mostrando imagens e vídeos dos esportes, e eles mostravam o que eles já conheciam, e depois fomos para a prática, criando um alvo e desse alvo fizemos várias atividades”.