A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (03/12), capacitação sobre saúde mental. A capacitação é direcionada para médicos clínicos gerais da rede municipal.

 

 

De acordo com  coordenadora de saúde mental, Nietsnie Duarte, o objetivo da capacitação é habilitar os profissionais a diferenciar os principais transtornos que perpassam sua clínica para condutas mais seguras e acertadas, antes de referenciarem os usuários ao especialista, bem como para a continuidade do cuidado integral dos usuários advindos dos hospitais, CAPS e ambulatórios que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

 

 

Os módulos abordados foram Reforma Psiquiátrica, Clínica Ampliada, RAPS, Matriciamento; Anamnese Psiquiátrica;Transtornos Ansiosos e Depressivos; Transtornos de Personalidade; Transtorno Bipolar; Psicoses; Transtorno por Uso de Substâncias; Suicídio; Saúde Mental da Infância e adolescência; e, Saúde mental do idoso.

 

 

A capacitação já aconteceu com médicos clínicos de algumas unidades básicas de saúde do Distrito Sanitário Oeste e agora aconteceu com clínicos do Distrito Sanitário Norte nas Unidade de Saúde da Família (USF) de Vista Verde, Panatis, Redinha, Nortelândia, África, Nova Natal, Vale Dourado, Gramoré e Pompéia.