No dia 2 de fevereiro, quando se celebra Iemanjá (também conhecida como Rainha do Mar), Natal vai ganhar a nova estátua deste orixá. A definição aconteceu nesta terça-feira (03/12), na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), após reunião entre representantes do segmento religioso e os setores de Engenharia e Patrimônio Histórico da Prefeitura do Natal.

 

 

A nova estátua, do escultor Emanuel Câmara, tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior estátua de Iemanjá confeccionada na história do RN.

 

 

Inicialmente com entrega prevista para próximo dia 8 de dezembro, a escultura deverá passar por processos complexos de finalização e um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de um metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar.

 

 

Os setores de Engenharia e Patrimônio da Prefeitura do Natal endossaram a necessidade de uma nova data diante da complexidade da finalização da obra, transporte e manuseio com segurança.

 

 

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá. Para dia 2 de fevereiro, estão previstas também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades. “Há uma grande mobilização em 19 cidades, além de toda Grande Natal, totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”.

 

 

O escultor Emanuel Câmara esteve na sede da Secretaria de Cultura mostrando as complexidades que cercam a finalização do projeto, transporte e remoção do local de confecção até a Praia do Meio. Diante da magnitude da obra e as milhares de pessoas mobilizadas, se optou por uma data representativa para a nova obra. O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.  O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá.