A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Distrito Sanitário Norte II (DS Norte II), promoveu, nesta quarta-feira (4), a primeira de uma séries de ações que irão ocorrer nos próximos dias em alusão ao Dezembro Vermelho, mês voltado para a conscientização sobre o tratamento precoce do HIV, Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

 

  

A iniciativa desta quarta acontece na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na zona Norte da capital potiguar. Foram realizados testes rápidos de HIV/Sífilis e hepatites virais, além de testes de glicemia e a atualização do cartão vacinal da população. 

 

  

Segundo Lucélia Herculano, chefe da atenção básica do DS Norte II, a escolha da UERN como pontapé inicial das ações se deu pelo público que frequenta a instituição de ensino. “Pesquisas mostram que a incidência do HIV tem aumentado no Rio Grande do Norte e o público jovem, que é a maioria na universidade, tem um poder muito grande de disseminação da informação sobre o assunto. Além dos testes, também fazemos esse trabalho de educação”, afirmou. 

 

  

A estudante Ana Lima elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe de saúde e destacou a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “Não é todo mundo que tem tempo ou que dá importância suficiente para buscar esse tipo de atendimento em uma unidade de saúde. Então esse tipo de iniciativa é sempre válida, pois a equipe de saúde vem de encontro com a população”. 

 

  

Ao longo de todo mês, não apenas o DS Norte II, como os demais Distritos Sanitários (Leste, Sul, Oeste e Norte I), além das próprias unidades de saúde que compões a rede básica de Natal, estarão desenvolvendo ações sobre o Dezembro Vermelho.