Operação conjunta encabeçada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) retira 16 caçambas de resíduos da construção civil (RCC) - metralhas, em dois dias de ação, o que totaliza mais de 256 metros cúbicos de material inerte. Iiniciada na terça-feira, 3, e retomada nesta quinta-feira, 5, tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos sólidos no final da Av. Governador Tarcísio de Vasconcelos, mais conhecida como Avenida da Integração, em Candelária, zona Sul de Natal, nas proximidades do Condomínio Green Towers.
A ação coordenada pela Semurb contou com o apoio das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Mobilidade Urbana (STTU) e do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM).
Esse é um dos 800 pontos que temos em Natal onde as pessoas de forma criminosa destinam irregularmente Resíduos de Construção Civil (RCC), tradicionalmente conhecidos como metralhas e lixo e de resíduos perigosos de saúde hospitalar, resíduos domésticos e orgânicos, de empresas, restaurantes.
O local é alvo de constantes descartes, tendo em vista que se trata de uma via que ainda não recebeu pavimentação. “Estamos contando com a parceria de outras pastas, fazendo cumprir a Lei nº 6.693/2017, que regulamenta as penalidades contra a destinação inadequada de resíduos”, acrescenta Mesquita.
"Todo o entulho foi removido pela Urbana e a ação iniciada hoje segue nos próximos dias com a fiscalização para que possamos combater de forma rigorosa a destinação inadequada de lixos nos logradouros públicos de Natal”, reiterou o secretário. A operação foi uma solicitação da 71ª Promotoria de Meio Ambiente de Natal.