A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi uma das principais vencedoras da 16ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília. 

 

A SMS ficou com terceiro lugar na Mostra na área de Vigilância, Prevenção e Respostas às Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico, com a experiência ‘Vigilância das gestantes sob suspeita de infecção aguda pelo zika vírus’. O trabalho é desenvolvido desde 2017 e faz um filtro das gestantes de Natal que estão com suspeita de zika.

 

“Realizamos esse trabalho em conjunto com a atenção básica. Quando identificamos um caso, passamos para atenção básica fazer esse acompanhamento”, destacou Tarcio Lopes, coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). 

 

Ainda de acordo com Tarcio, a experiência conseguiu otimizar o trabalho feito na própria rede de assistência do município. “Passamos a fazer o processo de sensibilização dos profissionais da rede para os casos de arboviroses. Identificamos que em alguns casos notificados não foi feita a coleta de material”. 

 

Além de Tarcio, o projeto foi elaborado pelos seguintes profissionais da SMS: Stella Rosa de Sousa; Maria do Carmo; Isabel Lima; Maria Tereza; Ana Karina Dias; Rosa Candido; Celia Maria; Luana Carina; Jaira Bezerra; e Aline Delgado. 

 

Considerado um dos eventos mais importantes da vigilância em saúde do Brasil, a Expoepi reuniu cerca de dois mil gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados pelo tema, que discutiram durante os três dias assuntos como ações para o controle e combate das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.