A aula do encerramento do curso “Tecendo práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiência visual”, ocorreu na sexta-feira (06/12) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O curso foi organizado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), envolvendo ainda o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).  


A mesa de abertura contou com a presença da professora Erika Soares de Oliveira Araújo, chefe do Setor de Educação Especial da SME, Edilaine Cristina Souza Cavalcante Dias, diretora do Centro de Apoio Pedagógico para o atendimento da pessoa com deficiência visual (CAP- RN) e Katiene Symone de Brito Pereira da Silva, vice- chefe da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN (SIA/UFRN). O curso com encontros quinzenais, aconteceu de maio a dezembro, e contou com a participação dos professores e gestores das escolas municipais e estaduais de Natal.  

 

A palestra com o tema “A importância do professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência”, foi ministrada por Katiene Symone Brito, que mostrou a importância do curso para formação dos professores e para o desempenho desses educadores na escola. “Estou observando como o curso vai está impactando essa nova atuação na educação especial, enquanto professores das salas de recursos, nessa interlocução com os professores da sala de aula regular. No uso deste recurso em relação a insuflar conhecimentos frente aos alunos com deficiência visual. Tanto em relação ao uso do braile, soroban, enquanto outras atividades que envolvem diretamente esses estudantes, público da Educação Especial”, disse Katiene.  

 

Mariana Medeiros, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui, participou do curso para aperfeiçoar seus conhecimentos com relação ao tema da Deficiência Visual. “O conhecimento é necessário porque ficamos com um leque de possibilidades e nos antecipa o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas para os alunos com deficiência visual. Então, tem como organizar materiais e preparar formação para os professores da escola atuar com crianças com deficiência visual”, declarou.

 

 

A chefe do Setor de Educação Especial, Erika Araújo, explicou que o curso durou seis meses com temas teóricos e práticos para serem trabalhados com os alunos que apresentam deficiência visual na rede municipal de ensino. “É uma forma de trabalhar tanto conhecimentos teóricos como práticos, com esses professores para que eles possam transpor essa aprendizagem paras suas práticas pedagógicas no interior da escola”, destacou.

 

O enceramento do evento ocorreu com a mesa-redonda com o tema “Práticas pedagógicas com alunos cegos ou com baixa visão”, proferida pela professora Raquel Oliveira da Sala de Recursos Multifuncional da Escola Municipal Josefa Botelho, do professor Márcio Costa, da Escola Estadual Capitão José da Penha, de João Câmara (RN) e da professora Sayonara Santos, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual