“Foi com muita alegria que realizamos esse primeiro Encontro, onde se reuniu grandes nomes da área, se discutiu temas tão importantes e saímos do evento com uma grande agenda sobre ciência, cultura e inovação para o município de Natal, que precisamos transformar em ações, em projetos e em investimentos. A prefeitura abriu um novo fórum de diálogos e, agora, precisamos estabelecer uma parceria com a iniciativa privada, com as universidades e a sociedade em geral”. Assim o secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, resumiu o I Encontro de Ciência, Cultura e Inovação - ECCI de Natal, promovido pela Prefeitura do Natal no período de 5 a 8 deste mês de dezembro.

Segundo ele, o evento “foi muito positivo” e deixou uma constatação: “nós precisamos inovar nossas práticas, seja na gestão pública, na iniciativa privada, na área acadêmica, para gerar novas soluções para os problemas que temos hoje”. O ECCI de Natal aconteceu no Sebrae-RN, teve como tema central “Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação para Natal” e contou, na abertura, com a participação do prefeito Álvaro Dias.

A programação do evento foi dividida em dois momentos: nos dias 5 e 6, com atividades de  painéis, palestras, apresentações de trabalhos e mostra de projetos e, nos dias 7 e 8,  com a realização do Natal Game Jam, fruto do primeiro edital de seleção pública do Brasil voltado para jogos digitais e que teve a participação de 38 inscritos.

Ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a professora Ângela Paiva participou de um painel sobre Parque Tecnológico e elogiou o ECCI por mostrar que a inovação na ciência, tecnologia e cultura são temas que estão no âmbito da Prefeitura do Natal. “Acho esse evento uma ideia bastante importante, porque nós só fazemos e colocamos na ordem do dia das nossas ações institucionais aquilo que a gente conhece bem. Então, discutir para poder implementar e executar políticas públicas é muito importante”.

Gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - Nagi-RN, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - Fiern, Susie Alves também participou do ECCI como painelista. Para ela os temas abordados foram de extrema relevância para o momento que o estado está vivendo de dificuldade, principalmente em relação aos incentivos para a ciência, tecnologia e inovação, e que o evento deu a oportunidade de, num mesmo ambiente, “poder estar ouvindo a iniciativa privada, a academia e os representantes dos governos”.

O ECCI de Natal teve o apoio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – Comcit, vinculado à Sempla, e das Instituições de ensino: Universidade Potiguar – UnP; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, através do Instituto Metrópole Digital – IMD; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern; Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN; e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra – IIN-ELS.

O Natal Game Jam, que teve como Órgão coordenador a Fundação Cultura Capitania das Artes – Funcarte, teve na curadoria o representante do Vale do Silício no Brasil, Fernando Tomé, e contou com o apoio do Sebrae e da equipe de Jogos Indígenas Potenciais – Pong. O evento premiou três trabalhos: o primeiro lugar com R$ 5 mil; o segundo com R$ 3 mil; e o terceiro com R$ 2 mil.