O prefeito Álvaro Dias, participou, na tarde desta segunda-feira (09/12), da solenidade de entrega de mais de 1.000 certificados para os concluintes dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo município, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), durantes os meses de Setembro, Outubro e Novembro, nas zonas Leste, Oeste e Sul da capital potiguar.

O evento aconteceu no Palácio dos Esportes, onde foram entregues certificados de conclusão de cursos como corte de cabelo, maquiagem, manicure, design de sobrancelhas, massagem corporal, escova e penteados, espanhol para recepção, boneca de pano, arte em feltro, doces gourmet, pintura em tecido, customização, decorações em recheios, bordado rústico, entre outros.

"Entendemos que dentro do conceito de crise em que passa o nosso país a inserção das pessoas no mercado de trabalho se torna ainda mais difícil. Dessa forma, o fato de proporcionarmos esses serviços de capacitação profissional para todos é algo fantástico. Esses cursos são muito importantes, porque todos os que têm acesso, todos os que adquirem uma nova profissão, realmente estão aptos, capacitados e qualificados para o mercado de trabalho. Dessa forma, quero expressar minha felicidade, deixando os parabéns a todos vocês concluintes, por essa grande realização", disse o prefeito Álvaro Dias.

Nesta solenidade, foram entregues certificados a 75 turmas, juntas elas somam um total de exatas 1.053 pessoas beneficiadas, que com conclusão dos cursos, se tornam aptas e capacitadas para o mercado de trabalho. Os cursos de Qualificação Profissional de 2019 se encerraram no mês de novembro, durante os meses de dezembro e janeiro, já está sendo feito um planejamento para o ano de 2020, de modo que em fevereiro do próximo ano já possam ser retomados.

"Fico muito feliz em receber uma oportunidade como essa, uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Agora é só boas vibrações, espero que dê tudo certo para mim nessa nova profissão", falou Meire Dantas, concluinte do curso de salgados.

Somente no mês de novembro, foram disponibilizadas 188 vagas em diversas áreas, como: design de sobrancelhas; arte em biscuit; chocolateria; artesanato em feltro; maquiagem; escova e penteados; aperfeiçoamento de corte de cabelo.

"É uma satisfação enorme estar hoje aqui realizando essa solenidade de entrega de certificados aos concluintes dos cursos profissionalizantes, um grande feito da Semtas, dentro da gestão do prefeito Álvaro Dias. Esse ano, nós dobramos a meta, conseguimos entregar mais de cinco mil certificados, também dobramos a meta das tipologias de cursos, hoje nós temos mais de 80. E é isso, o trabalho contínua, vamos inovando e avançando cada dia mais, ajudando as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida", disse Andréa Dias, secretária de Trabalho e Assistência Social.

No ano de 2019, a Prefeitura do Natal ofertou um total de 5.533 vagas do Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social e Profissional Continuada, das quais 4.946 vagas foram por demanda espontânea e 580 para demanda Socioassistencial, divididas em 305 turmas de 51 tipologias diferentes, oferecendo serviços, tecnológicos, alimentos, trabalhos manuais e de imagem pessoal.

A entrega dos certificados de concluintes da região Norte está marcada para o dia 16 de dezembro no Ginásio Poliesportivo do Centro Educacional Dom Bosco, tendo início às 14h.