Os taxistas de Natal também aderiram à campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para auxiliar na divulgação, os táxis passaram a rodar pelas ruas da cidade com um adesivo onde há escrito: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sou Contra. E você?".

Os adesivos foram confeccionados pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), e distribuídos gratuitamente aos taxistas.

"É uma honra para nós integrarmos essa rede de combate à exploração de nossas crianças e adolescentes. A causa é nobre e merece o empenho de toda a sociedade", falou o presidente da Cooperativa dos Taxistas (Cooptax), Genário Torres.

Somente a Cooptax recebeu 300 adesivos, que estão sendo usados graças a uma liberação especial da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Na manhã deste domingo (16), os taxistas da Cooptax se reuniram para um evento no Parque das Dunas Jornalista Luiz Maria Alves alusivo aos 27 anos da cooperativa. "Aproveitamos esse encontro para reforçar a ideia da Prefeitura de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes", completou Genário Torres. Outras cooperativas ou associações de taxistas também serão convidadas a participar da campanha.

O evento também faz parte da programação especial preparada pela Semdes para a Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste fim de semana, lojistas dos shoppings Cidade Jardim, Natal Shopping, Praia Shopping e Natal Norte Shopping também aderiram à campanha, que é nacional e coordenada em Natal pela Prefeitura.

"Os lojistas desses shoppings nos ajudaram fazendo panfletagem dentro de suas lojas. Esse trabalho será ampliado nestas segunda e terça-feira (17 e 18), quando esses shoppings irão montar stands para facilitar a visualização da campanha", falou a coordenadora do departamento de Direitos Humanos da Semdes, Patrícia Marinho. O mesmo irá ocorrer no aeroporto Augusto Severo devido a uma parceria com a Infraero.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sérgio Leocádio, lembrou que nesta segunda-feira será realizado o Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

"Esse Seminário é alusivo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E a Prefeitura montou uma programação especial para o dia 18 de maio. Teremos uma carreata, caminhada e um grande evento cultural na orla de Ponta Negra. E todos aqueles que lutam pelo fim da exploração sexual de nossos jovens estão convidados a participar", frisou Sérgio Leocádio.