Os alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela Pinheiro, localizada no bairro de Igapó, visitaram na última sexta-feira (06/12), o Santuário Ecológico da Praia de Pipa. A atividade didática percorreu trilhas e mirantes, e os estudantes conheceram aspectos da mata atlântica e do projeto de preservação das tartarugas marinhas.

 

Na entrada do santuário, os alunos apresentaram seus conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, anunciando os roteiros na Língua Inglesa, relacionando ainda o código de conduta da floresta e as principais trilhas existentes na reserva ecológica. Após essa atividade, estudantes e professores acompanharam o guia e receberam todas as informações referentes à reserva ecológica.

 

No trajeto de uma das trilhas, observaram a floresta que abriga árvores tropical da mata atlântica, descobriram tipos de vegetação e no mirante o relevo da costa. Também visitaram a exposição permanente do Projeto Tamar, onde aconteceu uma palestra sobre as tartarugas do tipo Verde, Cabeçuda, Pente e de Couro que desovam naquela parte do litoral potiguar. Ao final da trilha, o grupo participou de um momento de lazer na praia do Madeiro.


A professora de Língua Inglesa e idealizadora do projeto, Sílvia Santos, ressaltou que a aula passeio faz parte de um trabalho interdisciplinar que tem duração desde o início do ano letivo. “O objetivo desta aula é ampliar a consciência à preservação da biodiversidade do litoral e compreender a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente e aplicar na prática alguns conhecimentos das disciplinas envolvidas”.


A aluna Natalia da Silva Negreiros, da turma 9° ano A, disse que estudaram sobre as trilhas do Santuário de Pipa em sala de aula. “Aprendemos sobre o que o ambiente poderia nos oferecer, traduzindo da língua inglesa para portuguesa. Quando chegamos ao santuário, cada aluno teve sua participação na aula de campo, apresentando o que aprendeu sobre as trilhas e código da floresta para os colegas”, explicou.  


O aluno Luís Felipe da Silva, da turma do 9° ano B, conheceu uma das trilhas e achou muito interessante. “Conhecemos sobre as tartarugas marinhas e que devemos preservar o meio ambiente e não usar canudos de plásticos, pois pode prejudicar muito as tartarugas. Não jogar plástico no mar ou na areia da praia”, declarou Luís Felipe.


A coordenadora e professora do turno noturno da escola, Idelma Pithan, evidenciou a importância do projeto para os alunos. “Eles tiveram a oportunidade de fazer a ponte através da aula de campo ao aprendizado em sala de aula, com a vivência onde aconteceu o exercício do inglês e da Língua Portuguesa. Além de quebrar a rotina do conhecimento e não ficar restrito apenas aos muros da escola”, afirmou. 


O professor de Ciências, Tobias Carvalho, revelou que o projeto de visita ao Santuário é de extrema importância para os alunos entenderem o grande valor da biodiversidade, das teias alimentares e do desenvolvimento sustentável. “O projeto Tamar é um excelente exemplo de iniciativa para evitar a extinção de espécies fundamentais à dinâmica dos oceanos”, lembrou.


O encerramento do projeto na escola vai expor todos os conteúdos como textos, fotos e vídeos relacionados à preservação do meio ambiente, realizados pelos estudantes concluintes do Ensino Fundamental numa mostra coletiva.