Na manhã desta quarta-feira (08/01), a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - Semurb - recebeu dois atos administrativos para a demolição do Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, zona Leste da capital. Um alvará relacionado ao aspecto urbanismo e outro administrativo, de autorização ambiental para demolição, condicionando que o bota-fora para a destinação dos resíduos desses materiais inertes sejam devidamente encaminhados pela empresa licenciada para dar destino ambientalmente correto desse material.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o início da demolição e afirmou que a orla marítima da capital vai avançar. “Estamos aqui em frente ao Hotel Reis Magos, que é realmente o símbolo da decadência, o símbolo do atraso de uma cidade. Então, vamos demolir o Hotel para permitir o crescimento e o futuro da nossa orla. Após decisão judicial e de órgãos técnicos, vamos proceder a demolição para revitalizar nossa cidade e mudar a face antiga, triste e decadente da cidade de Natal”, disse o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, explicou a autorização para a demolição. “O alvará que recebemos é fruto de uma decisão judicial, através de uma liminar que condicionou o Estado a, em 15 dias, se posicionar pelo tombamento ou não do Hotel Reis Magos. Após a inércia do Estado, o município, que estava autorizado, passa a cumprir a decisão judicial. Não haverá custo para Prefeitura Municipal de Natal, uma vez que a área pertence ao ente privado e 100% dos custos estão relacionados a esse ente privado”.

Alexandre Duarte, proprietário da empresa Duarte, responsável pela demolição, revelou que o trabalho deve durar 60 dias até a conclusão.