O ano de 2019 foi marcado por centenas de ações de manutenção e reestruturação por parte da Prefeitura do Natal. Através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o município realizou desde o ordenamento dos espaços públicos, até a reforma e melhoria de diversos equipamentos. No último ano, a Semsur entregou 25 praças totalmente revitalizadas, mais de 600 ações de fiscalização foram realizadas e as equipes de limpeza e manutenção registraram mais de 700 ações em praças e logradouros públicos.

A Semsur reúne em suas atribuições a administração e manutenção de Feiras Livres, Mercados Públicos, Praças, Canteiros Centrais, Cemitérios e Iluminação Pública. Além disso, é responsável pelo serviço de poda e pela fiscalização do comércio informal da cidade. O Departamento de Operações, responsável por ações de manutenção e recuperação de equipamentos públicos, executou mais de 40 ações no ano de 2019, incluindo pintura, reforma e manutenção de prédios e equipamentos públicos, além da recuperação e recomposição de calçadões, estacionamentos, passeios públicos e meios-fios em geral.

Quanto às obras, merecem destaque as reformas realizadas nos Mercados Públicos Municipais. Em 2019, a prefeitura reformou e entregou o Mercado das Quintas. A Semsur também deu início à recuperação do Mercado da Seis e do Mercado das Rocas. Os cemitérios públicos também foram reformados. Redinha, Bom Pastor I, Bom Pastor II, Alecrim, Ponta Negra, Igapó, Nova Descoberta e Pajuçara tiveram suas sedes administrativas totalmente reformadas. Os equipamentos também tiveram o passeio, acessibilidade e iluminação revitalizados. Somadas às ações gerais, a prefeitura construiu um novo muro no Cemitério da Redinha e implantou a primeira rota acessível do nordeste no Cemitério de Nova Descoberta.

As praças também foram prioridades da Semsur em 2019. Ao todo, 25 equipamentos foram recuperados pela secretaria. Entre eles, estão a tradicional Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, a Praça da Árvore de Mirassol e a Praça Élia de Barros, no Igapó. No trabalho de recuperação, foram realizadas a pavimentação, paisagismo, pintura e manutenção dos bancos, brinquedos e demais equipamentos.

Em 2020, a Semsur tem em andamento a recuperação de mais seis praças. Todas terão obras em execução já no mês de janeiro. São elas: Assis Chateaubriand, Vila Verde, Augusto Leite, São Camilo de Lellis, das Mães e do Chafariz.

Quanto à limpeza e manutenção dos equipamentos públicos, os “verdinhos” da Semsur realizaram 372 ações em praças e outras 354 em avenidas, canteiros e logradouros da cidade.Em conjunto com os trabalhos realizados nas praças e canteiros, ocorreram continuamente as ações de paisagismo, que executaram 9.864 podas nas quatro zonas administrativas da cidade, além da limpeza de 2.211 coqueiros em toda a extensão da orla e em passeios públicos. Também foram realizadas 336 erradicações de árvores que apresentavam risco imediato de queda.

A Semsur conduziu ainda o projeto Natal mais Verde, ação que tem como intuito conservar os espaços públicos através de uma parceria entre o Executivo Municipal e a sociedade. No último ano, 42 espaços públicos foram adotados pela iniciativa privada e comunidade em geral.

O setor de Fiscalização também teve papel de destaque em 2019. Foram realizadas mais de 200 vistorias e liberações de espaços públicos para a realização de eventos em toda a cidade. Além de ações regulares de ordenamento do comércio informal para datas festivas tradicionais (Carnaval, São João, Halloween). Também foram atendidas mais de 400 demandas de órgãos municipais, estaduais e federais, entre denúncias e solicitações diversas, incluindo as da população em geral.

Iluminação Pública

A Secretaria de Serviços Urbanos também é responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade. De janeiro a dezembro de 2019, a Semsur recebeu um total de 37.558 solicitações de manutenção de postes com lâmpadas apagadas. Desse total, 97,5% foram atendidas. A maior incidência de solicitações foi registrada na zona Norte, seguida pela zona Sul da capital.

Quanto à demanda de instalação de iluminação provisória, foram feitas 2.072 solicitações, tendo sido instalados pela Semsur um total de 139,4 km de cordões de luz ao longo do ano de 2019.

A Prefeitura conta com dois canais oficiais de atendimento à população que deseje solicitar o reparo de lâmpadas apagadas. Em outubro do ano passado, o serviço foi modernizado, passando a ser 100% digital. A sociedade conta agora com um serviço eficiente e prático para atender as demandas de iluminação. Basta ligar para o número 0800 281 8980 e informar o problema. Também é possível solicitar o reparo pela internet. Basta acessar o site da Prefeitura do Natal (natal.rn.gov.br) e clicar no link Iluminação Pública presente na aba Cidadão. Na internet é possível especificar o problema do poste, desde lâmpada apagada a problema no braço de luz e no poste.

Praças revitalizadas pela Semsur em 2019
1. Praça Henrique Carloni (Ponta Negra)
2. Praça Agostinho José Oliveira (Zona Norte)
3. Praça José Antônio Pereira (Lagoa Nova)