O prefeito de Natal, Álvaro Dias, passa, nesta sexta-feira (10/01), o cargo para ao presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Paulinho Freire, em função de viagem oficial que irá realizar à Espanha e Holanda. A agenda do prefeito, que viaja acompanhado do secretário de Turismo, Fernando Fernandes, começa por Madrid, onde foi convidado para participar de um encontro da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, na Casa do Brasil, quando irá fazer uma palestra sobre oportunidades de investimentos em Natal.

A Câmara de Comércio Brasil-Espanha, tem como sócios grandes empresas como Iberdrola, Ibéria, Telefonica, Banco do Brasil, Santander, Repsol entre outras. Da Espanha, o prefeito segue para Amsterdam onde participa da VakantieBeurs, a maior feira de turismo da Holanda, que conta com mais de 40 países com estandes nacionais. O Rio Grande do Norte terá um stand próprio na feira graças a uma parceria feita entre a ABIH-RN, as prefeituras de Natal, Maxaranguape e Tibau do Sul.

No ano passado, o prefeito Álvaro Dias também participou desse evento, quando fechou o acordo com a empresa aérea Corendon Airlines, para a realização de voos fretados de Amsterdam para Natal. O primeiro voo da empresa chegou a Natal em novembro e vem sendo mantida uma frequência semanal. A princípio, seriam dois voos semanais, mas para tanto o governo do Estado e a Prefeitura se comprometeram a fazer um investimento na divulgação do destino na Holanda e países próximos, mas até agora só a Prefeitura teve condições de honrar o compromisso assumido, por isso foi mantido apenas um voo semanal.

Álvaro Dias e Fernando Fernandes participam no dia 15 de janeiro de um coquetel oferecido pela Embratur no estande da empresa dentro da feira de turismo para comemorar o primeiro ano do voo Amsterdam-Natal e também e também de uma ação no stand da Corendon na feira. Está agendada, também, uma reunião com os diretores da Corendon para tentar prolongar a vinda do voo charter para Natal que, a princípio, está assegurada até o mês de abril.

Também está na agenda do prefeito uma recepção oferecida na embaixada do Brasil na Holanda, pelo embaixador Ronald Edgar Dunlop, junto com os representantes do Ceará, que também participam do evento na Holanda. “Muito importante Natal estar presente nesses grandes eventos do turismo, porque para um destino se manter atrativo é preciso haver uma divulgação constante. Por isso, a Prefeitura tem trabalhado tanto na divulgação interna, como no exterior, e temos conseguido bons resultados como o voo semanal da Corendon, que traz milhares de turistas estrangeiros para cá. Significa dizer mais empregos nos hotéis e pousadas, para taxistas, motoristas de aplicativos, bares, restaurantes, barracas de praia, ambulantes, enfim, toda a cadeia ligada ao turismo, o que no final resulta em mais arrecadação para o próprio município”, diz o prefeito Álvaro Dias.