O prefeito de Natal, Álvaro Dias, implementou o Programa Patrulha Maria da Penha, em cerimônia nesta sexta-feira (10/01), na sede da Prefeitura de Natal. O programa irá auxiliar mulheres natalenses que possuem medidas protetivas contra agressores.

A Guarda Municipal inicia na próxima segunda-feira (13/01) um curso de capacitação para os componentes da Patrulha. A preparação tem 40h/aula e o prefeito de Natal revelou que pretende estender o curso a todos os guardas municipais.

Álvaro Dias enfatizou que a Patrulha Maria da Penha está inclusa em uma série de ações de proteção às mulheres e minorias na capital potiguar. Ele citou a Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, a criação do Conselho LGBT, entre outros.

“A criação da Patrulha é mais um marco nessa gestão, que está preocupada com o crescimento da cidade, mas que também está atenta às necessidades sociais”, explicou Álvaro Dias.

O evento no palácio Felipe Camarão contou com autoridades e representantes de várias entidades sociais. A promotora de defesa do direito da mulher, Érica Canuto, agradeceu a sensibilidade do prefeito ao implementar a medida é relembrou a proponente da Lei, a vereadora Júlia Arruda.

“Essa Patrulha será os olhos da justiça, garantindo o cumprimento das medidas protetivas. O prefeito tem todo o mérito de implantar esse programa, que vai trazer segurança para as mulheres de Natal”, analisou.

A secretária de Defesa Social e Segurança de Natal, Sheila Freitas, considera que este é um marco dessa gestão. “A partir de hoje, as mulheres de Natal passam a ter uma proteção a mais”, disse. Ela ainda agradeceu o envolvimento de diversas secretarias do município e outros órgãos para que a Patrulha Maria da Penha se tornasse uma realidade.