O prefeito Álvaro Dias reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13) com a Câmara de Comércio Brasil-Espanha, na Casa do Brasil, em Madri. O secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes, que acompanha o prefeito na agenda oficial, também participou do encontro, que contou com a presença de empresários, advogados, consultores e da representante da Embaixada do Brasil e analista de comércio exterior, Manoela Cavalcanti de Araújo. 

 

Durante a reunião, o prefeito fez uma exposição da cidade do Natal. Além do destaque do potencial turístico de Natal, Álvaro Dias apresentou dados sobre a história, economia, e oportunidades de investimentos na capital potiguar. “Mostrei para empresários, profissionais liberais e potenciais investidores da Espanha um quadro geral sobre nossas riquezas. Sabemos que temos condições de atrair para Natal o interesse em investimentos, sobretudo no Turismo. É nosso papel destacar para o público externo como Natal pode ser atrativo do ponto de vista econômico e buscar parcerias que podem gerar empregos, renda e divisa para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

 

Nomes importantes do setor produtivo espanhol participaram da reunião na Casa do Brasil em Madri, nesta segunda. Dentre eles, estava o empresário Santiago Ruiz Garcia, diretor do grupo Sacyr, empresa de construção civil espanhola com atuação em várias áreas, com Parcerias Público-Privadas (PPP) em hospitais, educação e estradas. A consultoria IDBO Consultants, com atuação no turismo, externou interesse em conhecer a cadeia do turismo e eventos de Natal, com uma projeção de visita em setembro. Já o empresário Javier Valderrama, que atua na área de segurança e gestão de software em muitos países, pediu informações para o seu setor nas esferas privada e pública. A Câmara de Comércio Brasil-Espanha tem como sócios grandes empresas, como a Iberdrola, Iberia, Telefonica, Banco do Brasil, Santander e Repsol, entre outras. 

 

Da Espanha, o prefeito segue para Amsterdam, onde participa da VakantieBeurs 2020, a maior feira de turismo da Holanda, que conta com mais de 40 países com estandes nacionais. O Rio Grande do Norte terá um estande próprio na feira graças a uma parceria feita entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e as prefeituras de Natal, Maxaranguape e Tibau do Sul. 

 

No ano passado, o prefeito Álvaro Dias também participou desse evento, quando fechou o acordo com a empresa aérea Corendon Airlines para a realização de voos fretados de Amsterdam para Natal. O primeiro voo da empresa chegou a Natal em novembro de 2019 e vem sendo mantida uma frequência semanal. 

 

Álvaro Dias e Fernando Fernandes participam na próxima quarta-feira (15) de um coquetel oferecido pela Embratur, no estande da empresa dentro da feira de turismo, para comemorar o primeiro ano do voo Amsterdam-Natal e também de uma ação no estande da Corendon na feira. Está agendada, ainda, uma reunião com os diretores da Corendon para tentar prolongar a vinda do voo charter para Natal que, a princípio, está assegurada até o mês de abril.

 

Também está na agenda do prefeito uma recepção oferecida na Embaixada do Brasil na Holanda, pelo embaixador Ronald Edgar Dunlop, junto com os representantes do Ceará, que também participam do evento na Holanda.