Tudo começou em maio de 2017, durante a semana do trabalhador, quando a Secretaria Municipal de Saúde contou com um dia de práticas integrativas que despertou o interesse dos gestores, servidores e estagiários que cotidianamente se queixavam de estresse, dores no corpo, ansiedade, insônia, tensão, dificuldades nas relações interpessoais, entre outras desarmonias devido a carga da responsabilidade de trabalhar na área da saúde. No mês seguinte, em junho de 2017 o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) implantou oficialmente uma sala para realização dos Serviços de Práticas Integrativas Complementares na sede da gestão da SMS Natal para os seus mais de 356 profissionais. No mesmo ano da sua inauguração, quando o SERVIPIC ainda era um embrião, o serviço concorreu ao prêmio INOVA SUS do Ministério da Saúde sendo reconhecido como um dos 20 melhores trabalhos do SUS no Brasil entre mais de 200 projetos. 


Desde então o SERVIPIC vem sendo reconhecido por seu trabalho tanto por usuários quanto por profissionais da área que não utilizaram seus serviços mas reconhecem o impacto positivo na vida de quem é atendido. Recentemente, em novembro de 2019, o SERVIPIC foi novamente premiado pelo Congresso Brasileiro da ABA (Associação Brasileira de Acupuntura), desta vez reconhecido como o primeiro lugar em relevância no contextos das PICs no Brasil. O prêmio se deu pela valorização e propagação positiva que a acupuntura vem recebendo no serviço. Além de acupuntura auricular e sistêmica, o SERVIPIC também disponibiliza a moxaterapia, terapia com florais, cromoterapia, ventosas, escalda pés, aromaterapia, craniopuntura, massagem (relaxante e Shiatzu) e meditação. 


Em 2019, o SERVIPIC totalizou uma média de 3.150 práticas realizadas. Estas práticas contemplaram  em média de 70% do total dos profissionais lotados à nível central da SMS, com cada um deles realizando de 5 à 10 seções. A terapeuta Magda Fabiana Dantas é responsável pelo setor e destaca  que “O SERVIPIC é um serviço muito importante, dentro dele nós realizamos uma escuta acolhedora e diversas práticas. O melhor é poder atender estes servidores dentro do próprio local de trabalho deles fortalecendo a saúde e a qualidade de vida dos próprios através do SUS”.