A Prefeitura do Natal montou uma força-tarefa para intensificar a limpeza das praias urbanas nos meses de janeiro e fevereiro. A partir das 9h desta quarta-feira (22) serão realizadas ações de orientação e limpeza nas praias da Redinha, do Meio e de Ponta Negra. A ação conta com a participação da Urbana, das Secretarias de Saúde, Obras Públicas, Serviços Urbanos e Mobilidade para garantir que as praias estejam limpas para moradores e turistas.

 

Nesta primeira etapa educativa, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses vão orientar quiosqueiros, ambulantes e banhistas às quartas-feiras e sextas-feiras, pela manhã e tarde,sobre como realizar o descarte correto do lixo nas praias, de modo a não jogar restos de alimentos e resíduos sólidos nas vias, areia e no mar. Também será realizado um mapeamento de possíveis áreas críticas na região, como terrenos baldios e ambientes favoráveis a proliferação desses animais. Junto a isso, as equipes da URBANA vão continuar fazendo a limpeza diária das praias.

 

O raticida será aplicado na segunda fase, prevista para acontecer de 03 a 07 de fevereiro. Ele é implantado em armadilhas fechadas, escondida entre pedras, bueiros, áreas de esgoto e locais onde há metralha no solo. O procedimento é realizado de modo a não haver contato direto do veneno em áreas de proteção ambiental. Após a operação ainda é feito um acompanhamento para monitoramento da eficácia das armadilhas, sendo identificado se há necessidade ou não de traçar uma nova estratégia de combate. O último ciclo de desratização foi realizado em outubro de 2019. O processo de desratização acontece a cada quatro meses, período de validade do produto utilizado.

 

De acordo com o Chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre de Medeiros, também é necessário empenho da população no combate aos ratos. "É preciso que as pessoas mantenham a cidade limpa, pois os ratos necessitam de água, alimento e abrigo para sua reprodução", indica. A população pode denunciar incidências através dos telefones 3232-8237 e 3232-8235.