O Hospital Municipal de Natal (HMN) ofertou em 2019, 43.628, atendimentos pediátricos, 42.704 clínica médica, 24.931 ortopédico. Ao todo foram 111.263 atendimentos realizados no ano passado. A Unidade Hospitalar do Pronto Socorro Adulto (PSA) conta com atendimento de urgência e emergência 24 horas, funcionando com porta regulada, (referenciados pela rede de urgências da rede municipal). Já o Pronto Socorro Infantil (PSI) e ortopedia atende demanda espontânea.

A Pediatria atende as urgências com porta aberta 24h, para crianças na faixa etária de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Caso seja ambulatorial é referenciada para UBS, que pode se necessário regular para as policlínicas. Já a ortopedia com capacidade para 500 atendimentos/dia, funciona no horário das 7h até 00h, com porta aberta para urgências simples como, traumas de extremidades, traumas fechados, ocorridos nas últimas 24h.

O pronto-socorro adulto do HMN recebe pacientes encaminhados das portas preferenciais da rede de urgências que são as UPAs Pajuçara (Distrito Norte I), Potengi (Distrito Norte II), Cidade Satélite (D Sul), Esperança (D Oeste), a Unidade Mista de Mãe Luiza (D Leste); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as unidades de saúde de Natal.

Hospital Municipal de Natal

O Hospital Municipal de Natal Doutor Newton Azevedo, foi  inaugurado dia 18 de dezembro de 2015, como primeira unidade hospitalar da capital Potiguar.

A Unidade hospitalar conta com 106 leitos, sendo 10 de terapia intensiva; 6 de saúde mental; 10 de pediatria clínica; 31 de clínica médica; 29 de clínica cirúrgica; 2 leitos de sala vermelha (para pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos enquanto aguardam a definição de diagnóstico) adulto; 1 leito de sala vermelha pediátrico; 10 salas de amarela (pacientes já estabilizados) adulto; 1 isolamento adulto; 6 para observação pediátrica. O Hospital conta ainda, com o Pronto Socorro Adulto (Anexo do HMN) com livre demanda localizado em outro prédio, nas Rocas.

Para oferecer esses serviços de assistência, o Hospital conta também com serviços de apoio, como salas administrativas, recepção, sala de atendimento, sala de reanimação, três salas no bloco cirúrgico, farmácia, laboratório de análise e bioquímica, serviço de nutrição e dietética, fisioterapia, psicologia, psiquiatria, exames de imagem (Raios-x e USG), serviço social, sala de ultrassonografia, núcleo de saúde coletiva, núcleo interno de regulação, central de material e esterilização,  refeitório, hotelaria (manutenção, serviço de higienização, rouparia, recepção, portaria, almoxarifado), necrotério, subestação de energia com grupo gerador e, ainda, dos espaços para os prontos- atendimentos de urgência e emergência.