A Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar promoveu na noite desta terça-feira (21), a solenidade de formatura dos alunos concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2019. A unidade escolar, localizada no bairro Potengi, que atende 986 alunos, entregou o certificado de conclusão para 125 estudantes do 9º do Ensino Fundamental e 35 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O formando Heldes Henrique Cortez Cavalcante, de 17 anos, festejava também a aprovação para o IFRN no curso de Informática. “Estou vivendo o meu melhor momento. Agora é estudar muito e concluir meus sonhos”, disse. Além de Heldes Cavalcante, outros dez alunos também foram aprovados para ingressarem no IFRN em 2020.

“Estou muito alegre. Quero pensar no meu futuro e deixar minha mãe muito orgulhosa”, disse emocionado o aluno Matheus Max da Silva Pereira, de 15 anos. A alegria e felicidade também estavam estampadas no rosto de Maria Edilene da Silva, mãe de Matheus. “Estou muito feliz em ver meu filho concluindo mais uma etapa da vida dele. Ele estudou aqui desde o 6º ano e eu só tenho a agradecer a gestão por cuidar tão bem do meu maior tesouro”.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi protagonizado pelo orador da turma, o adolescente transexual, David da Silva Tavares (nome social), 15 anos. “Quando eu me descobri transgênero, primeiro eu fui aceito e acolhido pela gestora Ana Karla. Mesmo eu tendo me reconhecido como um rapaz, ela não viu problema nenhum em me aceitar. A escola tem pessoas homossexuais, bissexuais, com religiões diferentes, e isso nunca atrapalhou nossa convivência aqui. A escola, além de ser um local que somos preparados para o futuro, prepara nosso intelecto e também nossa mente para ficarmos abertos para com os outros”, disse emocionado o estudante que também lembrou que chegou na escola com o nome de Juliana da Silva Tavares.

“É o encerramento de um ciclo. A maioria dos alunos estão aqui conosco há quatro anos. Acompanhamos o crescimento, o desenvolvimento, dilemas do cotidiano de cada um. Para toda escola é muito gratificante esse momento de conclusão de mais uma etapa da vida”, destaca a gestora pedagógica Ana Karla Varela da Silva Siqueira. Durante a solenidade foram homenageados alunos destaques escolhidos pelo corpo de professores.