Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (14/02), na Avenida Hermes da Fonseca, mais uma edição do Planta Natal. Desta vez, além do plantio de mudas, foi realizada uma minuciosa Pesquisa de Observação para a identificação de possíveis áreas para os plantios, afim de dar uma repaginada na via.

Técnicos e membros do projeto percorreram a Avenida Hermes da Fonseca entre a Praça das Flores (bairro Petrópolis) e Complexo Tirol Way (bairro Tirol) e identificaram vários pontos para a ação. O Projeto Planta Natal foi lançado em junho de 2019 e tem a participação de diversas secretarias da administração municipal para sua realização. A meta é plantar 20 mil mudas de árvores nativas em todas as regiões da cidade até o final deste ano.

Dentro desse projeto, haverá a repaginação de algumas importantes vias da cidade, como as Avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e João Medeiros Filho, que receberão trabalho coletivo da Secretaria de Obras Públicas (Semov) com a realização do recapeamento, Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) com a recuperação da sinalização horizontal e da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) através da manutenção de toda a iluminação das vias e canteiros.

A secretária Danielle Mafra acompanhou a pesquisa e revelou a importância da ação. “Esse projeto é fundamental para manter a cidade verde, com clima harmonioso, agradável e ainda melhorar nossa qualidade do ar. Os plantios das mudas serão feitos em áreas protegidas por muros ou cercas para evitar vandalismo ou até mesmo abandono do vegetal, que acaba morrendo por falta de cuidados”, disse Mafra.

Locais que receberão o Planta Natal

Drogasil, na altura da Praça das Flores à subida de Mãe Luíza - 10 mudas (tendo em vista o espaçamento de 2,5 a 3 m de distância);

Da subida de Mãe Luíza até a farmácia Santa Fé - 20 mudas;

Da Rua Potengi até a Trairi - 15 mudas;

Da rua Trairi até a rua Mipibu - 10 mudas;

Da rua Mipibu até a Mossoró - 10 mudas;

Da Rua Mossoró até o Estádio Juvenal Lamartine - 10 mudas;

Do Estádio Juvenal Lamartine até a Rua Jundiaí - 10 mudas;

Da Rua Jundiaí até a Rua Apodi - 10 mudas;

Da Rua Apodi até a rua Maxaranguape - 10 mudas;

Da rua Maxaranguape até a Rua Ceará Mirim - 10 mudas;

Da Rua Ceará Mirim até a Rua Juvenal Lamartine - 10 mudas;

Da Rua Juvenal Lamartine até a Rua João Chaves - 10 mudas;

Da Rua Alberto Maranhão até a Rua Joaquim Fagundes - 10 mudas;

Da Rua João Fagundes até o Aero Club, próximo Edifício Itália - 12 mudas;

Do Aeroclube próximo ao Colégio Bereiano, até o hotel Tirol, tudo arborizado.