A equipe da Ouvidoria SUS Natal reuniu, na manhã da quinta-feira (13), representantes dos Distritos Sanitários, dos serviços 24h (como Samu Natal e UPA) e profissionais do nível central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para discutir a atualização nacional do sistema OuvidorSus - que é o sistema que registra, encaminha e responde comentários, críticas e sugestões dos usuários dos serviços de saúde. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Integradas - CEI, que fica bem próximo da Ouvidoria Municipal do SUS Natal, ambas no Alecrim. O principal objetivo da reunião foi falar sobre a atualização e se preparar mudança que promete estruturar melhor a rede e sub-redes do sistema, para atender com mais eficácia as demandas dos usuários. 

 

Na reunião foi decidido que a Ouvidoria Sus Natal irá oferecer capacitação para profissionais de saúde para que mais pessoas possam operar o sistema. As datas previstas até o momento, para a realização das capacitações no sistema OuvidorSus de profissionais da Rede da SMS, são as terças-feiras dia 03 e 10 de março na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O psicólogo Alan Kardel, que trabalha na Ouvidoria SUS Natal afirma que “As manifestações chegam até nós através de diversos canais como telefone ou e-mail. Por enquanto estamos com uma equipe reduzida, e estamos estruturando outras equipes na rede da SMS Natal para que essas redes possam fazer sua parte e termos mais eficácia neste processo de resposta ao usuário”. 

 

“O que nós sabemos é que essa mudança trará um grande avanço, com mais  funcionalidades. A expectativa é que com essas mudanças o atendimento ao nosso público seja ainda mais rápido e eficaz” finaliza Alan Kardel. Para deixar sua denúncia, reclamação, solicitação, pergunta ou sugestão sobre o Sus Natal é possível entrar em contato com a Ouvidoria Sus Natal pelos telefones 0800 084 9999 e 3232-8577, pelo e-mail ouvidoriasusnatal@gmail.com ou pessoalmente. A sede da Ouvidoria Sus Natal fica localizada a Rua Fonseca e Silva, número 1129, no bairro do Alecrim.