Na próxima quarta-feira, dia 19, acontecerá uma palestra de intercâmbio “Pedalando em Natal e no Maine”, no Palácio dos Esportes, localizado na Rua Trairí, 516, em Petrópolis. O encontro acontecerá às 9h e será ministrada pela ciclista norte-americana Barbara Trentacosta – voluntária do Maine Chapter Parteners of the Americas e do Bicycle Coalition os Maine (BCN) -, com ciclistas e convidados locais.

A atual gestão do Prefeito Álvaro Dias busca incrementar pessoas com experiência em prol do esporte potiguar, compartilhando conhecimento e fazendo todas as modalidades evoluírem na capital. A titular da SEL, Danielle Mafra, festeja como a cidade tem avançado cada vez mais neste sentido. “Receber alguém que traz a experiência de uma cidade e um país com grande incentivo à ciclomobilidade mostra como estamos valorizando o esporte em geral, as atividades físicas sustentáveis e os natalenses, que podem adquirir mais conhecimento a respeito do ciclismo”, frisou.

Durante o fim de semana, Barbara Trentacosta lecionou palestra no Hotel Maine sobre o “Bicycling Maine” e participou de uma vivência com crianças e adultos no Centro de Treinamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte no bairro de Pitimbu. Essa é uma realização da Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, além do Comitê dos Companheiros das Américas e a Associação dos Ciclistas do RN. O evento desta quarta-feira também conta com a parceria da presidente do Comitê RN- Maine, Marilia Sá.

A ciclista trabalhou mais de trinta anos dando aulas de Inglês para estrangeiros de todas as idades e diferentes atividades, incluindo imigrantes, refugiados, entre outros. Após se aposentar, dedicou-se ao voluntariado desenvolvendo programas comunitários em diferentes culturas, sempre na defesa da mobilidade através de meios de transporte não poluentes e na defesa de um meio ambiente saudável para o planeta. Participando de diversas excursões ciclísticas em vários países, como: Eslovênia, Romênia, Itália, Nepal, Rússia, Japão, Hong Kong, Austrália e outros.