O secretário de saúde de Natal, Thiago Trindade, levou hoje (21) parte dos seus auxiliares técnicos para uma vistoria e reuniões administrativas na Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara. O obejtivo do expediente itinerante na UPA foi acelerar os últimos detalhes que faltam para abertura da unidade em junho próximo.

Com o secretário estiveram presentes os secretários adjuntos da SMS, Sérvulo Medeiros, Marcos Guedes e Ilza Carla. Também participaram da visita, representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura ( SEMOPI), todos os gerentes de distritos e vários diretores e chefes de departamentos da SMS. O objetivo da visita foi conferir os últimos detalhes para inauguração da UPA.

Thiago Trindade pediu empenho de toda a equipe: “É preciso que cada um colabore da melhor maneira, pois precisamos agilizar o processo e entregar essa unidade para a população”, disse.

Algumas pendências foram detectadas como, a aprovação do projeto de combate a incêndios, conclusão da instalação do sistema de gases medicinais e a instalação de um consultório odontológico. Algumas adequações também deverão ser feitas como, troca de torneiras, portas e de alguns materiais hidráulicos. Essas providências já foram todas encaminhadas.

No dia 28 de maio, toda a equipe volta ao local para fazer uma avaliação final. O secretário quer inaugurar a UPA até a segunda quinzena de junho.

Sobre a UPA

A construção das UPAs em Natal se baseia na experiência exitosa do Rio de Janeiro, que foi pioneiro no País na implantação dessas unidades. Estão sendo aplicados recursos de R$ 2 milhões do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 1,5 milhão da Prefeitura do Natal. A administração municipal também está investindo R$ 1,7 milhão na compra de equipamentos. A unidade do Pajuçara atenderá mais de 300 pessoas por dia e é a primeira de um total de cinco que serão construídas na cidade.

Serviços

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.