É no próximo sábado, dia 7, que a Cidade da Esperança receberá, das 8h30 às 12h30, a primeira edição da Ação Participa Natal nos Bairros de 2020, programa da Prefeitura do Natal que, em um único dia, leva à comunidade mais de 30 tipos de serviços que são ofertados pelas secretarias ou empresas e instituições parceiras.

 

A Ação tem por objetivo mitigar a demanda reprimida por serviços públicos e garantir o atendimento à população em situação de vulnerabilidade e risco social. Em Cidade da Esperança, o evento ocupará a Escola Municipal Celestino Pimentel (Avenida Pernambuco, 145), que está sendo beneficiada com obras de reparos e manutenção.

 

Da relação de serviços ofertados, os mais procurados nas edições anteriores da Ação Participa Natal nos Bairros já estão confirmados para a Cidade da Esperança. São os Serviços Médicos (Clínico Geral, Dermatologista, Pediatra, Nutricionista, Mastologista, Testes rápidos de Hepatite e HIV, Vacinação, Aferição de pressão, exames de mamografia, Orientação em Saúde Bucal (escovação + aplicação de flúor), teste glicêmico, entre outros); Benefícios/programas sociais (informações, cadastro e atualização no Bolsa Família, no Tributo à Criança, no programa Minha Casa, Minha Vida, e no Cadastro Único); Emissão de documentos (carteira do idoso, cartão de estacionamento para idoso e deficiente, emissão e atualização do cartão do SUS, agendamento de RG, fotos 3x4 e plastificação de documentos); Estética (corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelha); Orientações jurídicas;  Distribuição de mudas; Oficinas de artesanato; Junta Militar (alistamento, emissão de certificados de dispensa e orientações gerais acerca do serviço militar); Ouvidoria; e os atendimentos pela agência móvel da Cosern.

 

A Ação Participa Natal nos Bairros é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo (SMG), bem como da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).