Oito mil estudantes já foram atendidos pelo Programa Nacional de Inclusao de Jovens (ProJovem Urbano) desde que começou a funcionar em Natal, em 2005. Em Natal o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e nesta segunda-feira, 24, a prefeita Micarla de Sousa e o secretário municipal de Educação, Edivan Martins, participam às 17h30, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, da aula inaugural para o ano letivo de 2010.

O programa atende jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental. Foram disponibilizadas um total de 3.400 vagas. A professora Teresinha Araújo de Farias, coordenadora, destaca a principal finalidade do programa: oferecer a essa faixa etária a oportunidade de concluir o ensino básico (Ensino Fundamental) e levar qualificação profissional.

Uma vez se matriculando na rede básica de ensino, o aluno do Projovem Urbano pode escolher um dos quatro Arcos Ocupacionais, distribuídos nas modalidades: Telemática, Educação, Vestuário e Alimentação. Assim, além da própria formação educacional, o jovem carente tem a possibilidade de aprender um ofício e entrar no mercado de trabalho.