A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está criando um projeto de padronização das feiras livres de Natal. Para incrementar essa iniciativa, o grupo de trabalho responsável embarcou nesta quarta-feira, 22 de abril, para São Paulo (SP), em busca de novas idéias. A equipe é formada pelo secretário adjunto de Operação Flávio Fonseca, o chefe do departamento de Fiscalização Valtécio Pinheiro e a arquiteta da assessoria técnica Ellen Cavalcanti.

Na quarta-feira (22), a equipe da Semsur participou de uma reunião com o secretário de Administração das Sub-Prefeituras de São Paulo Andreas Matarazzo, quando puderam trocar informações e conhecer os projetos desenvolvidos na capital paulista.

Nesta quinta-feira (23) pela manhã, eles visitaram cemitérios ao lado do chefe de Administração dos Cemitérios de São Paulo Celso Caldeiras. À tarde, será a vez de conhecer o trabalho desenvolvido pelo coordenador de Feiras e Mercados Beto Graviano.

Já nesta sexta-feira (24), a equipe da Semsur vai se reunir com o coordenador do projeto de adoção de praças da prefeitura paulistana, o arquiteto André Graviano, e visitará as praças adotadas dentro do programa "São Paulo Mais Verde".

Feiras – As feiras livres funcionam na capital paulistana desde meados do século XVII, e desde então tornaram-se tradição. Hoje as quase 900 feiras são estruturadas dentro de moldes. Esse projeto é o mais bem sucedido do país. Por isso, a equipe da Semsur quer conhecer os espaços e trazer documentos que sirvam de estudo para a padronização das feiras livres de Natal.

Atualmente são 22 feiras livres em Natal que passam por problemas de falta de higiene, segurança e estrutura. A secretaria começou a fazer mudanças desde a semana passada. Segundo o chefe do departamento de fiscalização da Semsur Valtécio Pinheiro, todos esses problemas deverão ser resolvidos com a padronização das áreas comerciais e com os programas de qualificação dos feirantes, novidades que deverão ser implementadas ainda este ano. A equipe da Semsur retorna a Natal no sábado (25).