Todos nós temos lembranças do tempo de escola, quando chegavam as férias e aquela sensação de dever cumprido se instalava. Mas, quem também não sentiu aquela saudade das aulas e dos amigos?! Quinze dias em casa já eram o suficiente para sentir falta do espaço escolar. Para a alegria de todos, as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Natal, abriram o ano letivo nessa terça-feira (03/03).

 

Num clima de animação, as crianças do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, localizado no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital, comemoram o início do ano brincando nos espaços abertos do Centro de Educação Infantil.    

 

A diretora pedagógica do CMEI Maria Abigail, Joseilda Fernandes Siqueira da Silva, falou sobre os planos para o ano letivo que se inicia. “A nossa missão é fazer o melhor para as crianças, elas estando bem, nossa equipe fica realizada. Nesse período de adaptação, que ocorre todos os anos, as crianças menores, que ainda não se acostumaram, são liberadas uma hora mais cedo, para se acostumarem aos poucos com o espaço e com as pessoas, já as maiores ficam até o término do horário normal”. O CMEI atende hoje, 220 crianças, do Berçário II ao Nível IV, nos dois turnos, divididas em 10 turmas.

 

Darliane Pereira da Costa, mãe de David Rodrigo Oliveira Costa, do Nível I, explicou como seu filho se comporta no ambiente escolar. “Rodrigo começou a se interessar pelos livros e por desenho desde que entrou no CMEI, eu percebo isso em casa, sempre tenho boas expectativas quando o ano letivo se inicia”.   

 

No CMEI Antônio Gurgel de Medeiros, localizado no bairro Potengi, a professora Mônica Silva de Azevedo, tem boas expectativas para este ano. “Nós temos uma proposta pautada no protagonismo da criança, numa aprendizagem significativa, nessas duas primeiras semanas trabalhamos de forma mais lúdica, mais leve, para que as crianças sintam prazer em estar na escola, se sintam tranquilas e confiantes e com isso também trabalha a segurança dos pais. Depois iremos verificar o que é de interesse dessas crianças para começar a trabalhar em cima do projeto de pesquisa”.

 

A diretora pedagógica do CMEI Antônio Gurgel, Fabiana da Silva Pereira, falou sobre os projetos que serão implementados em 2020. “Vamos trabalhar meio ambiente, principalmente a questão do lixo, nós faremos um trabalho muito significativo com as crianças e a comunidade. Além disso, nós trabalharemos o respeito, dentro do projeto que nós temos de inclusão, em parceria com uma escola do estado, temos também a semana da educação inclusiva, que trabalha o respeito ao ser humano de uma forma geral”.

 

A aluna do Nível IV do CMEI Professora Rosalba Dias de Barros, Raquel Fernandes de Andrade, contou que “estou bem feliz de ter voltado às aulas, aqui eu fico desenhando, brincando, eu aprendi a ler, é muito legal”.

 

A Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 72 Escolas de Ensino Fundamental e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O quadro de docentes da rede é formado por 3.197 professores efetivos, 702 educadores infantis efetivos, 635 professores temporários e 1.375 estagiários.