Um caminhão, que foi flagrado depositando irregularmente resíduos da construção civil (RCC) na Zona de Proteção Ambiental (01), foi apreendido pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na tarde dessa quarta-feira (11). A  infração ambiental ocorreu nas proximidades do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária. O flagrante foi realizado durante patrulhamento da Guarda Municipal na ZPA, que informou à fiscalização.

Os RCC, comumente chamados de entulhos, são definidos pela Resolução CONAMA 307/2002 como sendo os resíduos gerados em atividades de construção, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além dos resíduos resultantes da preparação e da escavação de terrenos.

De acordo com informações do supervisor de fiscalização da Semurb, Gustavo Szilagyi, o caminhão basculante VW 24.250 pertencia a empresa de construção e estava descartando material terroso e restos de poda no leito da Rua Dr. José Tavares da Silva. “A empresa foi autuada e intimada a suspender imediatamente os serviços/obras que estão sendo executados e a atividade em funcionamento até decisão em contrário da autoridade ambiental do Município. E terá prazo de dez dias contados da ciência da para apresentar defesa”, explica.

São exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.