A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará ainda esta semana de um seminário de planejamento para traçar as metas da gestão para os próximos meses. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) pela secretário municipal de Saúde Thiago Trindade,  durante uma entrevista ao vivo a uma rádio da cidade. Durante o programa, conduzido pelos jornalistas Marco Aurélio Sá, Túlio Lemos e Daniela Freire, o secretário de saúde de Natal também falou sobre o plano estratégico de distribuição de medicamentos e insumos que está adotando para regularizar a demanda da rede.

Há um mês no cargo de secretário, ele confirmou que visitou várias unidades, conversou com profissionais e usuários e constatou a necessidade de implantar uma logística integrada na distribuição para acabar com esse problema de falta de medicamentos e outros materiais nas unidades, uma reclamação antiga e comum em praticamente toda rede. “O trabalho já começou. Desde sexta-feira estamos com uma força tarefa trabalhando na distribuição do que estava em falta. A equipe trabalhou inclusive no fim de semana”, confirmou.

Durante a entrevista Thiago também informou que será uma prioridade resolver o problema da falta de segurança nas unidades de saúde, garantindo mais tranqüilidade ao trabalho dos profissionais. “Recebemos várias reclamações de médicos, usuários e outros profissionais que se sentem inseguros em algumas unidades. Vamos buscar a parceria da Secretaria de Defesa Social, com a utilização da Guarda Municipal e até de seguranças armados, se for necessário, para garantir a segurança nas nossas unidades para que os profissionais possam trabalhar em paz”.

O secretário disse ainda que está sendo feito um estudo de demanda na SMS e senso para localizar onde estão todos os médicos do município para adequar a rede e até remanejar profissionais para suprir as necessidades das unidades. Só depois disso é que a secretaria vai saber da real necessidade de contratar novos profissionais. Também comentou a situação em que a atual gestão encontrou as unidades de saúde "sucateadas e comprometidas", mas garantiu que vai dar prosseguimento nas obras de recuperação, reformas e acessibilidade.

Para finalizar a entrevista, o secretário anunciou que vai continuar com a proposta do expediente itinerante, levando sua equipe técnica para despachar nos locais onde há maior necessidade, priorizando algumas ações como abertura dos centros cirúrgicos do Hospital Leide Moraes e da Maternidade das Quintas, por exemplo.