Fazer da Copa 2014 um legado. Em torno desse objetivo estão voltadas as ações que a Prefeitura de Natal começou a desenvolver já este ano para o evento da Fifa. Com um plano elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do município (Semdes) e apresentado a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)este mês, a Prefeitura pretende dar um novo marco à história da cidade.

O plano possui como linhas base a criação de políticas públicas e ações de caráter preventivo ao enfrentamento da violência e criminalidade, contribuindo na preparação de Natal na área de segurança e defesa civil. Aliando técnicas modernas de vídeomonitoramento e valorização das potencialidades turísticas com foco na segurança, o Plano de Projeto Segurança e Cidadania Natal 2014 ainda não é o resultado final do que a cidade receberá com a Copa.

“O Plano foi escrito em dois dias e nestes três últimos meses temos acrescentado novas ações para serem desenvolvidas até 2014”, declarou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio.

Partes do projeto já foram iniciadas este ano com a articulação da rede de combate à exploração sexual infanto-juvenil. Uma das preocupações com a realização da Copa nas cidades turísticas é a questão do turismo sexual. “Cerca de 60 parceiros de diversos setores da sociedade fazem parte da nossa rede de combate”, destacou Sérgio. A Prefeitura também pretende criar um número local para atender as denúncias de abuso.

Orçado em R$ 1,7 bilhão, o plano contemplará a cidade com vários projetos de inserção da comunidade. Serão capacitados voluntários jovens e adultos, em idioma e qualidade no atendimento, que estarão presentes em todos os pontos da cidade, desde a arena até os hotéis. A Guarda Municipal também receberá as mesmas instruções acrescidos os cursos de segurança e uso progressivo da força com armas não-letais. A capacitação será feita pelo Sistema S (Sesi, Senai, Sesc) e uma rede de parceiros. As capacitações pretendem atingir cerca de 9000 pessoas e o município contará com verbas do PAC da Copa, Fundo Nacional de Segurança Pública e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O secretário ainda adiantou que a proposta é que todos os projetos do plano tenham continuidade após o Grupo de Trabalho (GT) Copa 2014. “Estamos tomando por base aquilo que deu certo no Rio de Janeiro quando os Jogos Pan Americanos aconteceram no Brasil. Mas nossas ações serão desenvolvidas também após a realização do evento. O ideal é tornar o GT Copa 2014 um legado para nossa sociedade”, apontou. A Secretaria de Segurança criará o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança do município (GGIM) que será um articulador de toda rede de segurança.

A Semdes já possui a minuta do Caderno de Atribuições da Fifa do GT Copa 2014 que consta num software a ser implantado até junho. Através dele, as cidades sede alimentam o sistema com informações e tudo é acompanhado pela Secretaria de Futebol, Senasp e Comissão Fifa.