O prefeito Álvaro Dias visitou as obras de readequação do Mercado das Rocas, na manhã desta quinta-feira (19). De acordo com o gestor da cidade de Natal, dentro de 15 a 20 dias o local deverá ser aberto ao público após a conclusão de serviços na cobertura para realizar a adequação térmica do equipamento. Foram investidos R$ 432 mil.

“Viemos fazer uma das últimas visitas, inspecionar a obra que está sendo concluída. Dentro de 15 a 20 dias estaremos entregando tudo à população, devidamente regularizado, refeito, com o conserto concluído”, explicou o prefeito.

A obra atual inclui a recuperação da cobertura adequando-a à temperatura média de Natal. “Fizemos uma medição anterior e a temperatura chegou aos 45º. Então contratamos um engenheiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que fez um laudo técnico. O laudo recomendou a mudança na cobertura e hoje, graças a Deus, a temperatura está muito amena e já dá para todos ocuparem os boxes”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.

De acordo com o Prefeito, a intenção é transformar o local, que foi construído em um dos bairros mais tradicionais da cidade, em um polo de atração turística, colaborando para a criação de empregos. “Vamos transformar essa área em um grande e novo ponto turístico para a cidade de Natal. Vamos movimentar a nossa economia trazendo emprego e renda com o novo Mercado das Rocas”, analisou Álvaro Dias.

A Prefeitura de Natal já realizou a licitação para que os 81 boxes sejam ocupados e realizou uma segunda convocação para os que ainda não entregaram a documentação exigida por Lei. “Os comerciantes já estarão realizando os trabalhos internos nos seus boxes e em breve tudo estará funcionando”, complementou o secretário.

Entre os comerciantes, um deles segue trabalhando apesar da obra de reforma em andamento. O senhor Francisco Bezerra do Nascimento, 78 anos, está no Mercado há 50 anos. Para ele, a reformulação é importante. “Acho que vai melhorar com essa reforma. Antes, ficou muito quente, mas agora está bem melhor. Com certeza vai vir muita gente para cá e vamos conseguir vender para ajudar nossas famílias”, disse.

O mercado Modelo das Rocas tem 3.715,6 mil m² de área construída e conta com dois andares, 81 boxes, sendo 23 destinados a antigos proprietários, 57 disponibilizados através de licitação e um destinado à administração.

Além dos boxes, a estrutura completa abrange um elevador, duas escadas, quatro entradas, quatro banheiros, dois vestiários e um fraldário, todos totalmente adaptados para portadores de deficiência física. Além dos boxes, o mercado tem espaço para caixas eletrônicos, dois balcões de informações, sistema interno de monitoramento eletrônico, zona de Wi-Fi, vigias e auxiliares de limpeza permanentes.

O estacionamento possui 50 vagas, sendo 30 para carros e 20 para motos. O Mercado foi projetado atendendo todas as normas de acessibilidade, incluindo rampas, piso tátil, elevador, banheiros e vagas de estacionamento adaptados para portadores de deficiência física.