Mesmo com todos os problemas e paralisações enfrentados em decorrência da pandemia do covid-19, a Prefeitura do Natal prossegue com o seu calendário de obras nas quatro regiões da cidade. O recapeamento de avenidas, a Operação tapa buracos e o saneamento integrado de bairros da zona Norte são destaques.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Tomaz Neto, os serviços não pararam neste período, e todos os cuidados com os trabalhadores estão sendo tomados. “As nossas equipes estão nas ruas, com máximo cuidado com a questão da saúde e tocando as obras nos prazos estabelecidos”, explicou o secretário.

Em fevereiro e março, a Prefeitura deu início aos serviços de recapeamento asfáltico de trechos das principais vias da cidade, com ênfase nos corredores do transporte público. “Iniciamos na Av. Deodoro da Fonseca e ruas próximas na Cidade Alta. Logo depois, fomos à avenida Prudente de Morais e ruas do bairro de Candelária, na zona Sul. Agora, estamos finalizando na Av. Mário Negócio e ruas do bairro do Alecrim. Nossa próxima etapa, será a avenida Rio Branco e outras vias programadas com a empresas que estão tocando os serviços”, ressaltou Tomaz.

Nas obras de recapeamento, estão sendo investidos R$ 6 milhões oriundos das multas de trânsito na cidade. “Até o final do ano, a gestão municipal dará uma nova face para diversas vias de Natal. Com isso, proporcionando maior segurança e conforto aos nossos motoristas”, enfatizou o secretário Tomaz Neto. Ao todo, 20 ruas e avenidas da cidade, divididas em três lotes, serão recapeadas pela Prefeitura. São elas:

Lote 01: Rua Ulisses Caldas (trecho Largo da Av. Câmara Cascudo com Av. Marechal Deodoro da Fonseca), Av. Rio Branco (trecho entre a rua Silveira Barreto com Av. Gustavo Cordeiro de Farias), Av. Deodoro da Fonseca (trecho entre a rua Meira e Sá com Av. Gustavo Cordeiro de Farias), rua Dom Pedro I (trecho entre a rua Padre João Manoel e Av. Junqueira Aires).

Lote 02: Av. Prudente de Morais (trecho entre a Av. Alexandrino de Alencar e Av. Amintas Barros), Av. Prudente de Morais (trecho entre Av. Raimundo Chaves até Av. Gov. Tarcísio de Vasconcelos Maia, mais conhecida como Av. da Integração), Av. Cônego Monte (entre a rua Mário Negócio e Av. Leão Veloso), rua projetada (trecho entre a rua Prof. Moura Rabêlo e rua Min. Mirabeau da Cunha Melo), rua Amaro Barreto / rua Manoel Miranda (trecho entre Av. Presidente Bandeira com Av. Presidente José Bento).

Lote 03: Rua do Catetinho (trecho entre a praça Presidente Juscelino Kubitscheck e rua Gov. Antônio de Melo e Souza). Praça Presidente Juscelino Kubitscheck (trecho entre a rua José Antônio Sampaio e Av. Dr. João Medeiros Filho), rua Cerro azul (trecho entre Av. Itapetinga e rua Piracanjuba), rua São Expedito (trecho entre a rua Piracanjuba e a rua governador Antônio de Melo e Souza / rua Governador Antônio de Melo e Souza Até a rua Alto da Boa Vista), rua Alto da Boa Vista (trecho entre a rua Castelo Branco e a rua São Expedito).
Saneamento

Uma das principais obras da gestão municipal, o saneamento integrado de bairros da zona Norte, continua seus serviços no mês de abril. “Começamos 2020 com o mesmo empenho e iremos, se tudo correr bem, entregar as últimas ruas drenadas e pavimentadas no final do ano. Um trabalho hercúleo da equipe da Semov e que já exibe seus resultados nos loteamentos já contemplados com as obras. No final do ano, iremos deixar mais de 300 ruas totalmente reformuladas para os seus moradores, em um investimento de mais de R$ 130 milhões de reais”, informou o secretário de Obras Públicas.

Drenagem, substituição de paralelepípedos e limpeza de lagoas

Abril começa com prognósticos de temporada chuvosa em Natal. Diante disto, a Prefeitura segue com as ações da Operação tapa buracos nos quatro cantos da cidade, dando destaque para a limpeza de galerias e lagoas de captação. “Estamos focados na limpeza e desobstrução de diversas galerias espalhadas pela cidade, como é o caso das localizadas em bairros das zonas Leste e Oeste. Também estamos dando máxima atenção as nossas lagoas de captação. Principalmente as que não possuem bombas, como é o caso de algumas localizadas em bairros da zona Norte. Nesta semana, estivemos na lagoa do Acaraú, no bairro do Panatis. Nossas equipes também foram aos bairros de Felipe Camarão, Lagoa Nova, Nordeste, Cidade Nova e Bom Pastor”, finalizou o secretário Tomaz Neto.