A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), atendendo à uma solicitação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está realizando desde a última terça-feira (14/04) o Programa de Esporte e Lazer na Cidade aos moradores de rua que estão sendo abrigados em escolas públicas municipais.

Na Escola Santos Reis, estão sendo abrigados 31 pessoas e na Escola Celestino Pimentel 25 pessoas, e a SEL está realizando aulas de atividades esportivas nas terças, quartas e quintas, das 14h às 16h, para grupos de até 12 pessoas por vez.

As aulas são divididas em três partes, alongamento, aquecimento e mobilidade, com os exercícios sendo realizados em formato de estafetas, treino de habilidades e, principalmente, duplas em grande distância para garantir a preservação da saúde de todos os alunos.

Vale destacar que atividades competitivas e de contato corporal não estão entrando em vigor, justamente para respeitar o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O novo coronavírus (Covid-19) é extremamente contagioso e todas as precauções estão sendo tomadas para o incentivo à atividade física e esporte de maneira segura.

Após todas as aulas, os equipamentos esportivos são higienizados e devidamente cuidados para não correr nenhum risco de contágio. Desta forma, é possível praticar atividades de esporte e lazer com segurança e efetividade.

Dentre as atividades propostas, também estão sendo realizadas sessões de exercícios laborais com as equipes de trabalho da Semtas, assim o bem-estar de todo o conjunto é mantido. Após o período de abrigo, os moradores de rua também poderão se manter ativos fisicamente, pois estão recebendo instruções para manter um estilo de vida saudável dentro de suas possibilidades.

A Prefeitura, pela gestão do prefeito Álvaro Dias, trabalha fortemente na prevenção do Covid-19, com ações que previnem a disseminação do vírus, mas também consegue engajar pessoas. No caso dos moradores de rua, além dos abrigos que estão sendo proporcionados e as orientações de higienização, atividades físicas são uma boa alternativa para melhorar a saúde do corpo e, assim, ficar mais prevenido.