Nesta sexta-feira, 26, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana - realizou, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a primeira audiência pública preparatória para a licitação da limpeza pública de Natal, com participação do sindicato dos garis, de empresas da área ambiental, de representante das cooperativas.

O representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe - de São Paulo, Denizard Alves, apresentou diagnóstico sobre a situação atual da limpeza pública de Natal, com proposições sobre melhorias no sistema de limpeza da cidade.

A FIPE foi contratada pela Urbana para fazer o diagnóstico atual dos serviços prestados pela empresa e preparar o edital de licitação, baseado nas discussões com a população, com o sindicato e os interessados nas audiências públicas. “Natal tem 98,90% do seu lixo domiciliar coletado, tem 100% do seu lixo destinado para aterro sanitário. Nós fizemos o trabalho pensando na melhoria do serviço da empresa e melhor eficiência econômica para a cidade”, disse Alves.

Uma das propostas iniciais é a recuperação do transbordo da cidade, local onde o lixo é descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocado em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário, seu destino final, otimizando a coleta domiciliar. Outra proposta é que o lixo hospitalar saia do escopo e responsabilidade da Urbana, passando a ser da Secretaria Municipal de Saúde.

“Temos uma minuta de edital, do projeto básico, diversos outros documentos já publicados no portal da Prefeitura do Natal, assim como transmitimos essa audiência ao vivo, para cumprir todos os trâmites legais, para termos toda transparência no processo. É essa a determinação do prefeito Álvaro Dias. O edital não é uma peça fechada, é por isso que estamos fazendo as audiências, para discutir com a sociedade a melhoria da limpeza pública, ouvindo as sugestões.”, explicou Glauber Nóbrega, diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana.

As próximas audiências serão no dia 03 e 10 de julho, no Cemure, na Cidade da Esperança, das 09h às 11h, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura do Natal no YouTube (http://youtube.com/natalprefeitura) e com permanência dos vídeos para posterior visualização dos interessados. Os documentos referentes ao processo inicial da licitação, como a minuta de edital, podem ser encontrados no portal da Prefeitura do Natal (https://natal.rn.gov.br/urbana/paginas/ctd-1273.html) ou solicitados via e-mail (urbana@natal.rn.gov.br), assim como sugestões e críticas, com o assunto do e-mail “Limpeza Pública”.